O governador Renato Casagrande assinará nesta quarta-feira, 5, durante evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o protocolo de adesão ao Programa Nacional Monitor de Secas, que contará com um representante da Agência Nacional das Águas (ANA). O evento acontece a partir das 15h, no Palácio Anchieta. A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) será um dos órgãos validadores no Espírito Santo. A ferramenta, de acesso público, já é bastante difundida no Nordeste do País e em Minas Gerais e traça um mapa do grau de severidade da seca nessas regiões. Confira neste link.
As cinco primeiras estações serão instaladas até dezembro no rio Itaúnas, no limite entre os municípios de Pedro Canário e Montanha; no Rio Barra Seca, entre São Mateus e Vila Valério; e em rios dos municípios de Águia Branca, Barra de São Francisco e Ecoporanga. A partir de 2020 o Espírito Santo passa a contar com mais de 20 trechos hídricos monitorados de norte a sul do Estado.
Com a adesão, o Estado passa a ser monitorado mensalmente, com base em dados meteorológicos, hidrológicos e agrícolas. O retrato da situação capixaba será incluído no mapa, depois da validação do Governo do Estado, por meio da Agerh, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Defesa Civil e da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan).
Para reforçar a rede de monitoramento, a Agerh vai instalar mais 10 estações hidrológicas automáticas no Estado até 2020. Alimentados por energia solar, os equipamentos ficam próximos ao curso de água e, por meio de sensores de pressão e um pluviômetro, registram os níveis dos rios a cada 15 minutos. (Weber Andrade com Secom/ES)