Muito superior no primeiro tempo e melhor na etapa final, o Flamengo conseguiu merecida vitória por 2 x 0 sobre o Fluminense neste domingo, 20, no Maracanã. Bruno Henrique, “o senhor dos clássicos” – soma nove gols contra arquirrivais -, e Gerson, cria de Xerém, marcaram.
Com o empate do vice líder Palmeiras em 1 x 1 com o Athletico-PR, o Urubu, com 64 pontos, volta a abrir 10 pontos de diferença e soma 5 vitórias a mais do que o Verdão.
O Flamengo iniciou o jogo em altíssima intensidade e abriu o placar logo aos três minutos. Gabigol parou em Muriel inicialmente, mas após escanteio rápido, Bruno Henrique cabeceou com perfeição cruzamento de Rodinei.
O Flamengo chegou a ficar perto dos 80% de posse bola com 20 minutos de jogo (terminou a etapa com 66%) e finalizou muito mais: 11 a 4.
Com o Fluminense desatento e acuado em seu campo de defesa, Muriel foi a principal figura da etapa. Pegou demais e evitou que seu time fosse para o intervalo com prejuízo maior. Aos 44, porém, o Flu quase igualou em linda jogada. Caio Henrique cruzou, e Yony, com uma puxeta, tirou o famoso “uh” da galera tricolor.
Bem menos criativo no segundo tempo, o Flamengo conseguiu fez o segundo no início em erro de Frazan. Muriel, esperto, parou Gabigol. Depois disso, o jogo perdeu em emoção. O Fluminense até começava a gostar da partida, mas não foi muito longe.
Aos 20 minutos veio um gol típico de um time em que tudo dá certo. Diego Alves afastou bola da área, e Bruno Henrique deu uma raspada despretensiosa. A bola se apresentou para Gabigol, que tocou mal demais em Reinier, ela bateu no calcanhar do jovem e voltou para o artilheiro, que desta vez tocou certo. Reinier dominou com espaço, tocou para Gerson, que cortou para dentro e, com um chutaço, aumentou a vantagem rubro-negra.
Segundo o comentarista de arbitragem Sálvio Espínola, Anderson Daronco errou ao não marcar pênalti de Nino em Gabigol, aos 10 do primeiro tempo.
Libertadores – O Urubu agora se prepara para receber o Grêmio no jogo de volta da semifinal da Libertadores, nesta quarta-feira, 23, no Maracanã, quando joga por um empate – venceu o jogo de ida por 1 x 0 – para disputar a final do torneio continental, contra Boca Júniors ou River Plate. (Weber Andrade com Globo Esporte)
