
Completando este ano 125 anos, Igreja Santo Antônio, localizada no Córrego da Serra, foi a primeira construída na sede de Nova Venécia. E para comemorar a data, foi fixada uma cruz, no local onde foi erguido o primeiro templo. A inauguração da instalação da cruz acontece neste domingo, dia 11, às 10h15, no mesmo local onde a fé centenária do Córrego da Serra iniciou.
A primeira capelinha foi erguida em 1898, pelo italiano Angelo Piobin, em um terreno, após a ponte da propriedade de seu Argiro Wesphal, é ali que a cruz foi fincada e será inaugurada como marco da devoção. Erguida no século XIX com esteios de madeira, a pequena construção deu início à devoção centenária de grande parte da população veneciana.
A estrutura era muito pequena e cabiam apenas duas pessoas dentro dela. No século XX, a família do italiano Angelo Piobin voltou para a Itália, e o lote onde estava construída a capelinha, foi vendido para o Seu Claudiano Rodrigues do Nascimento, pai de seu Zenóbio Líbano Rodrigues, que era casado com a dona Rosa Carloni.
Já em 1920, a nova estrutura foi construída no mesmo local onde o templo se encontra hoje. A capelinha deu lugar a uma nova estrutura, idealizada pelo Seu Claudiano, que ergueu a Igreja de Santo Antônio também em sua propriedade.
Em 1940 foi construída a atual igreja, e até os tijolos foram feitos por fiéis, que pelas redondezas moravam. Seu Zenóbio os irmãos Osório e Waldemar Tiburtino e seu Ivo Frangini, que é descendente de Angelo Piombin, fundador da primeira capela de Santo Antônio, são os principais nomes que ajudaram a erguer o templo.
O altar, Jacinto Boldrin, com auxílio do irmão de seu Zenóbio, Rui Rodrigues, fabricaram a peça em 1950 e até hoje, a arte em madeira, continua no mesmo lugar. O coreto antigo servia de escola de alfabetização e catequese, ambos comandados pela professora Laudir Zaché, que tinha o pai, Augusto Zaché, como um dos líderes da igreja e rezador. Não há como falar da comunidade sem citar o nome de outros líderes, a dona Chula, muito contribuiu com toda história do local.