O 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) realiza, na manhã desta terça-feira, 9, uma solenidade em comemoração ao seu 17º aniversário de implantação. O evento acontece no plenário Hugo Vargas Fortes, da Câmara Municipal de Barra de São Francisco e contará com a presença do comandante da Polícia Ostensiva da Região Noroeste, tenente-coronel Edmilson Batista dos Santos, além de autoridades locais regionais convidadas, como os prefeitos Alencar Marim, Elias Dal’Col (Ecoporanga) e Paulo Márcio Leite Ribeiro (Água Doce do Norte), entre outras.
Na última terça-feira, 2 de julho, a Unidade iniciou as comemorações com um Culto de Ação de Graças na Igreja Maranata do Bambé, às 19h30. Ontem, 7, os militares participam de uma Missa em Ação de Graças na Matriz de São Francisco de Assis, às 19h.
A programação prevê, ainda, a realização da 3ª Corrida Rústica do 11º BPM e 1º PABM, no dia 14 de julho. (veja texto no link https://ocontestado.com/policia-e-bombeiros-militares-abrem-inscricoes-para-a-3a-corrida-rustica/).
Antes de sua transformação em 11º Batalhão de Polícia Militar, o município contava com o Destacamento Policial Militar (DPM) de Barra de São Francisco, que funcionava junto à Delegacia de Polícia Civil – no mesmo local onde hoje está o Batalhão – e era comandado pelos delegados ou subdelegados de Polícia quando estes eram militares.
Quando os delegados e subdelegados se tornaram civis, os comandantes do DPM eram militares, até 1986, quando se criou o 2º Pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Nova Venécia, transferido para a rua Maranhão, centro de Barra de São Francisco.
Depois foi criada a 3ª Companhia do 8º Batalhão (Colatina), e em 8 de abril de 1998, através de um decreto do governador Vítor Buaiz, essa Companhia foi transformada na 4ª Companhia Independente da Polícia Militar.
Nesta época, a Companhia funcionava onde hoje é o Posto de Saúde do bairro Irmãos Fernandes, próximo à feira Livre. Tinha sede em Barra de São Francisco e abrangia ainda os municípios de Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo e Mantenópolis.
No dia 2 de julho de 2002, a 4ª Cia Independente, através do decreto assinado pelo então governador José Ignácio Ferreira, foi transformada no 11º BPM. Assumiu então, como primeiro comandante, o major Paulo César Vieira. A sede permaneceu ainda por algum tempo no bairro Irmãos Fernandes até que fosse promovida a reforma do prédio da antiga Cadeia Municipal, que fica no quarteirão entre as rua Juiz Thaurion Pimentel, Antônio Roas Huebra e Astrogildo Romão dos Anjos.
A inauguração da nova sede da Unidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares e, de acordo com a Linha do Tempo publicada pelo setor de Comunicação da Unidade, “marcou o início de um novo tempo para a Polícia Militar em Barra de São Francisco e região.
Hoje, o 11º BPM é responsável pela segurança pública não só de Barra de São Francisco, mas também dos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Ecoporanga e Mantenópolis com um efetivo que ultrapassa a centena de policiais de todos os níveis.
A Unidade passou a ser comandada, em fevereiro deste ano, pelo tenente-coronel Rômulo Souza Dias, que substituiu o também tenente-coronel Luciano Silva Suava. O evento contou com a presença do comandante Geral da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, além dos comandantes dos batalhões subordinados ao CPO Noroeste, do comandante da 18ª Cia Independente da PMMG, tenente-coronel Figueiredo, prefeito Alencar Marim, além de várias autoridades civis e militares. (Weber Andrade com informações do 11º BPM)
LINHA DO TEMPO


