Barra de São Francisco (ES), 09 de setembro de 2025 – Três viaturas da Polícia Federal chamaram a atenção de moradores na manhã desta terça-feira (09), ao circularem e estacionarem em diferentes pontos do município. A ação ocorreu principalmente no bairro Vila Landinha, onde os agentes federais estiveram na rua Antônio Quirino Ramos para cumprimento de mandados de busca e apreensão.
De acordo com testemunhas, os policiais também se deslocaram até a rua Sebastião Cipriano, no bairro Vila Vicente, residência de uma pessoa bastante conhecida na cidade por supostamente intermediar a emissão e o envio de migrantes para os Estados Unidos. Até o momento, não há confirmação oficial sobre prisões.
Barra de São Francisco é considerada uma das cidades capixabas com maior histórico de envolvimento em esquemas de envio irregular de imigrantes para o exterior, principalmente para os EUA. A Polícia Federal, no entanto, ainda não se pronunciou sobre os objetivos específicos desta operação.
Histórico de operações semelhantes
O município já foi alvo de ações anteriores ligadas a crimes dessa natureza. Em novembro de 2024, a PF deflagrou a Operação Break Off, que desarticulou um esquema de importação clandestina de eletrônicos, com cumprimento de mandados em Barra de São Francisco e outros estados. Embora o foco não fosse a migração ilegal, a ação demonstrou a presença da corporação no município.
Além disso, operações de combate ao tráfico de pessoas e contrabando de migrantes vêm sendo intensificadas em todo o país. A exemplo da Operação El Paso (março de 2025), que investigou uma rede responsável por enviar mais de 700 brasileiros aos EUA de forma ilegal, incluindo 227 menores, e da Operação Muralha II, que cumpriu mandados em Minas Gerais contra grupos especializados em atravessar migrantes pela fronteira mexicana.
Essas ações demonstram o esforço permanente da Polícia Federal em coibir organizações criminosas que atuam no contrabando de migrantes, muitas vezes cobrando valores altíssimos e submetendo famílias a condições de risco durante o trajeto.
Situação atual
Apesar da movimentação atípica desta terça-feira em Barra de São Francisco, a Polícia Federal ainda não divulgou informações oficiais sobre os mandados cumpridos, tampouco sobre eventuais prisões. A expectativa é que a corporação se manifeste nas próximas horas, esclarecendo detalhes da operação.







































































