A temporada da Fórmula 1 começou com o mesmo roteiro de 2020: Lewis Hamilton no topo do pódio, mas dessa vez não teve passeio da Mercedes, foi com boas doses de emoção. Neste domingo, 28, o britânico superou Max Verstappen na primeira parada nos boxes e conseguiu segurar o holandês da RBR nas últimas voltas para vencer o GP do Bahrein. Valtteri Bottas completou o pódio em Sakhir.
Há seis anos o heptacampeão mundial não abria a temporada com vitória. E ela veio com uma disputa acirrada com Verstappen nas últimas voltas. O holandês, pole position, chegou a ultrapassar Hamilton na 53ª volta, mas usou a área externa da pista e teve de devolver a posição. Aí o piloto britânico não deu uma segunda chance.
E olha que antes da corrida Hamilton acreditava que a RBR iria na corrida aumentar a vantagem que construiu nos treinos livres e na classificatória. Só que o trabalho de equipe e a estratégia da Mercedes fez a diferença. Foi a 96ª vitória do britânico na Fórmula 1, mais um passo rumo ao 100º triunfo.
A segunda etapa da Fórmula 1 2021 será disputada no dia 18 de abril, o GP Emilia Romagna, em Imola, na Itália.

O pódio
Hamilton: “Max estava em cima de mim no final, foi uma das corridas mais difíceis que já fiz, então estou muito grato por isso!”
Verstappen: “É uma pena não ganhar, mas realmente brigamos com a Mercedes e temos que estar felizes no geral. Foi difícil no final, mas marcamos alguns pontos valiosos aqui.”
Bottas: “Estou desapontado com a forma como a corrida se desenrolou. Lewis e eu tínhamos estratégias diferentes hoje – do meu lado, as coisas poderiam ter sido melhores.”
Largada
Antes da largada, Sergio Perez teve uma pane elétrica. Logo na pista que conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, o mexicano acumula problemas. O carro voltou a funcionar, mas atrasou a largada em uma volta, e Perez teve de começar nos boxes, em último.
Quando a luz verde enfim foi acesa, Verstappen voou para manter a primeira posição, com Hamilton na cola. Leclerc já na primeira volta conseguiu ultrapassar Bottas para subir para a terceira posição. Lá atrás, Nikita Mazepin não completou nem sua primeira volta na Fórmula 1. O calouro russo escapou da pista e bateu na barreira da curva 3.
Momentos-chave
- Sergio Perez tem pane no carro e para antes da largada, na volta de aquecimento, mas a RBR volta a funcionar, e o mexicano larga nos boxes.
- Verstappem mantém liderança na largada, seguido de Hamilton. Leclerc ultrapassa Bottas logo depois da largada para assumir o terceiro posto.
- Mazepines capa da pista, bate na curva 3 e força a entrada do safty car.
- Na relargada, as McLarens de Norris e Ricciardo ultrapassam Gasyl, que estava na quinta posição. O francês acaba batendo na roda de Ricciardo e perdendo a asa dianteira, caindo para a última posição e forçando uma volta de safety car virtual.
- Na nova relargada, Bottas ultrapassa Leclerc e recupera a terceira posição.
- Mick Schumacher roda, mas se segura na pista e segue na corrida.
- Norris ataca Leclerc, que se defende bem por uma volta, mas acaba sendo ultrapassado na nona volta e perdendo a quarta posição.
- RBR mantém Verstappen na pista, enquanto todos os rivais fazem o primeiro pit stop.
- Verstappen faz o pit stop na 19ª volta e acaba sendo superado por Hamilton, que coloca sete segundos de vantagem no rival. As demais posições no Top 4 não se alteraram após a primeira parada, com Bottas em terceiro e Norris em quarto.
- Briga grande pela oitava posição. Vettel passa Alonso, que dá o troco, mas os dois são superados por Sainz.
- Perez, que largou em último, faz uma grande corrida de recuperação, ultrapassa Sainz e assume a oitava posição na volta 25.
- Perez ultrapassa Strolle sobe para a sétima posição na volta 27.
- Hamilton é o primeiro a fazer o segundo pit stop, na volta 29, deixando a liderança para Verstappen e voltando na terceira posição.
- Mercedes se atrapalha no pit stop de Bottas, que perde tempo, mas volta ao terceiro posto depois das paradas dos rivais.
- Alonso tem problemas nos freios e abandona a corrida na 34ª volta.
- Verstappen faz a parada na volta 41, coloca pneus duros e volta pouco mais de sete segundos atrás de Hamilton, que retoma a liderança.
- Lewis Hamilton quebra o recorde de voltas na liderança. Alcançando 5.112 na volta 43 doGpdo Bahrein, ele superou as 5.111 voltas na liderança de Michael Schumacher.
- Perez, que largou em último, ultrapassa Ricciardo e chega à sexta posição na volta 44.
- Ocon ultrapassa Vettel, que bate na traseira do francês na volta 44. Os dois escapam da pista, mas seguem na corrida.
- Na volta 53, Verstappen faz a ultrapassagem em Hamilton para assumir a liderança, mas o holandês usa a área externa da pista e devolve a posição para evitar uma punição. (Da Redação com ge)