Enquanto aguarda junto ao Ministério da Infraestrutura a assinatura dos contratos que autorizam a construção de novas ferrovias no País, nas regras do novo Marco Ferroviário Brasileiro (MP 1035/2021), a Petrocity Group acelera as discussões técnicas para implantação da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), ligando o Vale do Aço a São Mateus, bem com a instalação de UTACs (Unidades de Transbordo e Armazenagem de Cargas).
O presidente da Petrocity Group, José Roberto Barbosa da Silva, levará sua equipe para uma reunião técnica em Governador Valadares na próxima segunda-feira, 8, e anunciou que estará em Barra de São Francisco para a realização do Fórum Logístico Rota 381, no dia 21 de dezembro, no Cerimonial Calazans, no distrito de Bananal, na divisa MG/ES, em parceria com a Prefeitura de Barra de São Francisco, reunindo lideranças empresariais e políticas das regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo.

A reunião da cidade mineira está agendada para às 15h30, no auditório da Prefeitura de Governador Valadares, com a participação de membros das bancadas federal e estadual de Minas Gerais, e também reunirá representantes de outros municípios do Vale do Rio Doce e todo o Leste de Minas. A intenção é começar a definir a localização da futura UTAC de Governador Valadares.
O executivo, que também preside a Associação Brasileira de Executivos de Logística e Atividades Portuárias (Abelp), lembrou que, além da ferrovia, que foi uma das dez primeiras com pedido de autorização no lançamento do Programa Ferroviário do Ministério da Infraestrutura (Minfra), o Pró-Trilhos, já estando sob análise técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres, faz parte da mobilização também o pedido de duplicação da BR 381, entre Valadares e São Mateus, do qual o prefeito André Merlo é um dos signatários, ao lado dos chefes de Executivo de Barra de São Francisco e São Mateus, no Espírito Santo.
“Vamos fazer um encontro técnico, bem objetivo, porque nossa meta é a efetivação da UTAC de Governador Valadares. Estamos com um modelo bem diferente do que chamam de unidades de integração de ferrovias, que são as meia-peras para passar de uma ferrovia para outra. Nossas UTACs são centrais de serviços, com todos os serviços relacionados à logística, muito diferente do que é praticado hoje. E possibilitará, inclusive, a instalação de um porto seco alfandegado na cidade”, disse José Roberto.
De acordo com o executivo da Petrocity, esse encontro “vai trazer maior clareza sobre os projetos para os participantes e maior certeza para nós, da Petrocity, que estaremos chegando no melhor ponto para integrar Barra de São Francisco (ES), Governador Valadares e Vale do Aço, onde estarão localizadas UTACs”.
Anteriormente, já houve um grande encontro no Vale do Aço, seguindo-se o Fórum Logístico Rota 381, no dia 21 do mês que vem, em Barra de São Francisco.
“A UTAC de Barra de São Francisco terá uma característica diferente, porque fará a integração de cargas entre a EFMES e a Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek, ligando a cidade capixaba a Brasília”, disse José Roberto.
Na reunião de Governador Valadares a Petrocity Group, que tem três projetos de ferrovias com pedido de autorização junto ao Governo Federal, dentro do novo Marco Regulatório Ferroviário, definido pela MP 1065/2021, que foi renovada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, até 5 de fevereiro de 2022, levará os parceiros técnicos da empresa para avançar nas questões fundiárias (desapropriações) e ambientais (licenciamentos). “Precisamos avançar nessa megaestrutura logística que integrará porta a porta o modal rodoviário ao ferroviário, com destino ao porto de São Mateus”, disse.
Além de três ferrovias – EFMES, EFJK e Planalto Central, que liga Unaí (MG) a Campos Verdes (GO) -, a Petrocity ainda tem o projeto de construção de um porto com capacidade para 18,5 milhões de toneladas por ano, em São Mateus, o projeto de construção de termoelétricas na cidade capixaba e a construção de dois navios, no Estaleiro Enseada (BA), para usar no transporte de cabotagem. (Da Redação com José Caldas da Costa)