Cerca de uma centena de pessoas ligadas ao setor de mineração em Barra de São Francisco, participa hoje, 5, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semec), do I Seminário de Explosivos, promovido pela empresa Explogran, com patrocínio e de várias empresas e apoio da Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Semec.
De acordo com o proprietário da empresa, Marcos Foca, o seminário busca trazer informações atuais sobre a legislação que rege o uso de explosivos e o manuseio deste tipo de material, uma vez que a cidade e região utilizam muito os explosivos para exploração das jazidas de granito.

O evento contou com a participação do engenheiro de Minas, Francisco Fernandes de Lima Jr., da Pirogram, uma das maiores empresas de explosivos do país e também de militares do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) do 38º Batalhão de Infantaria, com sede em Vila Velha (ES).
O engenheiro Francisco Lima Jr., além de falar sobre o manuseio correto de explosivos em jazidas de granito, ofertou um curso básico de Blaster – profissional que realiza detonação de explosivos para desmonte de rochas em minas ou pedreiras, de acordo com plano de fogo estabelecido.
Já o 38º BI esteve representado pelo major Euler Ferreira de Oliveira, o subtenente Walter Cândido Bonfim e o cabo Welder Antônio Gonçalves de Amorim, que palestrou sobre “A importância da legalização”, focando nas medidas necessárias para o armazenamento, transporte e uso de explosivos, cujas normas são determinadas pelo Exército Brasileiro, através de portaria específica. (Weber Andrade)
