A agência regional do IBGE, com sede em Colatina, vai realizar, na próxima, terça-feira, 10, em Barra de São Francisco, a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 no município. Na ocasião será feita a apresentação dos mapas municipais que auxiliarão na coleta de dados e apresentadas as necessidades de apoio para o posto de coleta, tais como cessão de espaço e internet e apoio para a equipe de recenseadores e supervisores, entre outros.
O evento acontece a partir das 14h30 no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semec), no antigo Colégio Santa Teresinha e será coordenado pelo chefe da agência do IBGE em Colatina, Daniel Aniceto de Souza da Silva.
Leia mais sobre população regional no link https://ocontestado.com/noroeste-capixaba-ganha-mais-2-589-habitantes-segundo-estimativa-do-ibge/
“Em agosto de 2020 o IBGE iniciará o Censo Demográfico 2020. Esta operação censitária tem como finalidade obter informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar com eficácia ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro”, informa o convite enviado pela agência à reportagem dos sites vozdabarra.com.br e ocontestado.com.
O IBGE divulgou, no dia 1º de julho, detalhes sobre o Censo Demográfico 2020, como o questionário básico, a ser aplicado em cerca de 71 milhões de domicílios e que conta com nove blocos, subdivididos em 26 questões. Também foi apresentado o questionário da amostra, mais detalhado, que tem 17 blocos, subdivididos em 76 questões. Por ser mais extenso, ele será aplicado em cerca de 7,1 milhões domicílios particulares permanentes do país.
Leia mais no link https://ocontestado.com/ibge-divulga-questionarios-a-serem-aplicados-no-censo-2020/
“Neste momento, as ações preparatórias estão em ritmo acelerado para a realização deste grande levantamento Brasil afora. Dentre as ações primordiais para o sucesso dos Censos, incluem-se as parcerias com as autoridades e comunidades locais. Nesse sentido, o IBGE tem, historicamente, contado com a valiosa colaboração de diversas entidades municipais”, destaca o instituto.
“Pela dimensão da tarefa a ser realizada, é muito importante contar com apoio logístico e acompanhamento dos trabalhos por parte da sociedade local, o que pode contribuir para garantir a completa cobertura do território e para a qualidade das informações levantadas.”
As reuniões, que deverão acontecer a partir de agora em outros municípios da região noroeste, contarão com representantes dos poderes constituídos, bem como líderes comunitários, empresários e representantes de entidades do município que possam de alguma forma colaborar com os trabalhos censitários.
“O objetivo das reuniões é dar transparência às ações empreendidas pelo Instituto no município, promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados”, esclarece Daniel Aniceto. (Weber Andrade com agência do IBGE em Colatina)