Começou hoje em Barra de São Francisco, as comemorações da Semana Cívica, que celebra os 197 da Independência do Brasil. A Escola Municipal Vicente Amaro da Silva foi a primeira a receber o evento, com a presença do prefeito municipal Alencar Marim e a secretária municipal de Educação, Delma Ker.
Marim, explicou que, por escolha das diretoras e diretores das escolas, além de professores, ficou decidido que, a exemplo do ano passado, as comemorações da Semana Cívica, ou Semana da Pátria, nas escolas municipais, serão feitas nas próprias escolas, em momentos de reflexão cívica.
“Não se justifica despender recursos para fazer um desfile cívico quando o momento é da economia e cautela. O país vive uma situação difícil, com muito desemprego, muitas famílias passando dificuldades e, aqui em Barra de São Francisco ainda tem o agravante de que, na gestão passada houve uma gastança desordenada e as dívidas, legítimas ou não, sobraram para o atual governo”, salienta.
Professor de História, Marim lembrou que as comemorações da Semana da Pátria estão começando e serão realizadas em todas as escolas municipais. “Nosso país foi descoberto – eles dizem descoberto, mas já havia aqui uma população indígena – e pertenceu a outro país, Portugal, durante séculos. Só em 1822 conseguimos nossa autonomia e isto deve ser comemorado.”
“Quem ama, cuida salienta o prefeito, lembrando que todos devem cuidar do país. “Quem faz o país melhor somos nós e devemos amá-lo como amamos nossos pais. Se alguém fala mal da nossa mãe, do nosso pai, certamente vamos defendê-los, pois os amamos. Assim deve ser com o nosso país,” disse.
O prefeito lembrou ainda que estamos muito acostumados a exaltar a nossa bandeira e o nosso país em época de Copa do Mundo, mas esquecemos o patriotismo no dia-a-dia. “A gente fica olhando, quando o Brasil joga todos se emocionam e torcem, então devemos cultivar o mesmo amor em todos os tempos”, conclama. (Weber Andrade)
