O Abrigo de Velhos David José Rodrigues, no bairro Irmãos Fernandes, que cuida de cerca de 40 idosos, praticamente todos eles com problemas de saúde e necessitando de cuidados especiais, registrou 6 casos de Covid-19 entre os internos no início deste mês. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira, 18, pela funcionária Leyslane Ribeiro ao site ocontestado.com.
Graças a Deus, está todo mundo bem. Dois dos contaminados já estão recuperados e outros quatro estão em isolamento. Além disso, dois desses pacientes estavam assintomáticos, a infecção só foi descoberta porque foi feita a testagem de todos”, informou.
Em meados do mês passado, Leyslane informou que uma funcionária testou positivo para a doença, mas, felizmente, ela estava de férias e não teve contato com os idosos.
Um acompanhamento feito pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) constatou um aumento de mais de 600% no número de casos de Covid-19 registrados em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) em menos de dois meses até julho deste ano.
“Graças a Deus, temos conseguido manter e até reforçar os de higienização e proteção dos funcionários e idosos. A princípio tivemos dificuldade com as máscaras, mas depois que foi liberado o uso de máscaras caseiras, o problema acabou”, revela.
Leyslane salienta ainda que a única dificuldade hoje é manter os velhinhos afastados um do outro, cumprindo o distanciamento mínimo. “Eles são muito apegados e gostar de ficar perto uns dos outros, por isso, às vezes, temos dificuldades, já que eles não são capazes de entender essa necessidade de distanciamento”, revela. (Weber Andrade)