O advogado Raony Scheffer, atual presidente da 5ª Subseção da ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que tem sede em Barra de São Francisco, comentou em sua página pessoal no facebook, retratando reportagem do site ocontestado.com, que muitos dos vereadores da atual Legislatura estão prestando um “desserviço à sociedade francisquense”.
Scheffer referia-se à celeuma criada por alguns vereadores de oposição ao Executivo Municipal, que vinham travando a realização do concurso público municipal. O projeto foi aprovado nesta segunda-feira, 17, com votos contrários do presidente e secretário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara, Wilson Mulinha e Huander Bofe, respectivamente.
O advogado sugeriu ainda que o Legislativo francisquense deveria dar o exemplo e também realizar o concurso público para contratação de servidores da Casa.
“Não entendo porque ainda teve vereador contra a realização do concurso público, que é a regra prevista na Constituição. Deveria partir deles o exemplo e também promoverem concurso para contratação de seus servidores no Poder Legislativo. A cada dia nos assombra mais o que vem acontecendo nessa Câmara Municipal. Precisamos de renovação política para as próximas eleições. Muitos vereadores estão prestando um desserviço à sociedade francisquense”, postou ele.

Mais críticas – O vereador José Valdeci de Souza, líder do Executivo na Câmara Municipal, também postou severas críticas, dirigidas ao vereador Admilson Brum, relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, que deu parcer contrário à votação do projeto de lei que institui o concurso público e absteve-se de votar a aprovação do projeto em plenário na última segunda-feira.
“Em sessão desta segunda-feira 17 de junho 2019, O vereador Admilson R. Brum querendo justificar seu voto contra o concurso púbico, me atacou dizendo que tenho vagas de emprego. Quero mandar um recado para ele que não sabe o que é a função de um vereador: Eu Já tive proposta do prefeito passado (Luciano Pereira, patrão de Admilson Brum na rádio Jovem Barra FM, que também é utilizada para fazer oposição ao Executivo) de ser vice-presidente da Câmara e teria algumas vagas de emprego e 500 horas de máquinas para atender aliados e não aceitei, pois sei o que é a função de um vereador. Quem tem vagas de emprego é o Executivo e vereador é Legislativo, portanto o prefeito Alencar Marim não leiloou vagas de emprego, apenas sofreu muita pressão por causa desse vício de vereador que pensa que é um prefeitinho e interfere administrativamente no trabalho do Executivo Municipal”, disse José Valdeci. E emendou:
“O nobre colega, que não aprendeu defender suas posições sem atacar os outros, pode pegar todas as vagas a partir de hoje, pois não faz parte do nosso mandato, por isso no contrato da empresa terceirizada que vocês tinham 200 vagas chegando a mais 40 por fora, não pensando no município, o prefeito atual reduziu pela metade porque ele precisa pagar os débitos que vocês fizeram no mandato passado”, finalizou.
Nota da Redação – Fomos informados de que o vereador Huander Bofe, em seu desespero por não conseguir, juntamente com o colega Mulinha, impedir a realização do concurso público, criticou a nossa reportagem sobre o assunto e disse que os sites ocontestado.com e vodabarra.com.br são “imprensa comprada e bancada com dinheiro e cargo público”.
Não tivemos acesso ainda ao post, mas estamos buscando para tomar as providências jurídicas, exigindo a comprovação da acusação ou a retratação pública do vereador, além de indenização por danos morais. (Weber Andrade)