
O prefeito Alencar Marim (Podemos), vai encerrar o mandato hoje, 31 de dezembro de 2020, com uma história de realizações e austeridade muito elogiada pela população. Mas ele não tem deixado de trabalhar e, nos últimos dias, anunciou projetos que estarão prontos para serem implantados pelo seu sucessor, Enivaldo dos Anjos (PSD), como o Centro de Hemodiálise e o SAMU.
Ontem, 30, em áudio enviado ao ex-secretário de Defesa Social, Renato Pinto Rosa, Marim informo que o contrato para a implantação do videomonitoramento já foi assinado e que o serviço começa a ser instalado em janeiro, já na gestão de Enivaldo dos anjos.
Marim agradeceu ao seu ex-secretário, pelo esforço em torno de vários projetos importantes implantados nos últimos anos e, em particular o do videomonitoramento da cidade, que conta com recursos oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Lauriette, colocados no orçamento da União a pedido de Renato.

Segundo Renato, a deputada assegurou os recursos para o projeto, através de emenda parlamentar no valor de R$ 270 mil. “Apesar de termos saído da administração para a disputa da eleição em novembro, continuamos ajudando o prefeito Alencar Marim naquilo que é possível. O projeto de videomonitoramento é uma proposta que ele abraçou desde 2018, mas que não foi adiante por falta de recursos. Porém, nós conseguimos junto à deputada Lauriette, garantir esses recursos para o empreendimento, que vai dar mais segurança ao comércio e a todos os cidadãos francisquenses”, salienta Renato.
O projeto
O projeto prevê a instalação de 18 câmeras fixas, mais 3 câmeras do tipo speed dome e outras 3 com capacidade de leitura de placas de veículos. As câmeras do tipo speed dome normalmente são utilizadas para monitorar grandes ambientes como shoppings, áreas comerciais e públicas.
O principal benefício dela é um zoom preciso e a direção que pode ser alterada remotamente, tanto para horizontal quanto para vertical, por meio de uma mesa com telas. Com essa mesa também é possível que os responsáveis pela segurança monitorem os diferentes ambientes.
Ainda segundo Renato Pinto Rosa as câmeras serão interligadas ao sistema se segurança pública do 11º BPM por uma moderna rede de fibra ótica e permitirá o monitoramento 24 horas por dia de locais de grande movimento, como a praça Senador Atílio Vivácqua, proximidades das agências bancárias, entre outros locais. (Weber Andrade)