Alunos do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Bastos (EMFJB), tiveram uma aula de arte e história diferente, na última sexta-feira, 3 de maio, quando participaram de uma excursão à capital do Estado e ao município de Vila Velha, e puderam vivenciar na prática o que estudam na sala de aula, visitando vários locais históricos do Espírito Santo.
Direcionados pela professora de Arte, Flávia Lemos, eles tiveram a oportunidade de visitar uma exposição de arte contemporânea da Artista Cláudia França ” Trabalho do Chão”, na galeria Homero Massena, uma das mais importantes do estado, onde a artista recria um ambiente doméstico de forma simbólica, gerando reflexão sobre as noções de paisagem e arquitetura e as relações humanas.
Após a exposição de arte os alunos seguiram para o Palácio Anchieta, onde conheceram um pouco da história do nosso estado. Eles aprenderam sobre a construção do Palácio Anchieta e puderam acompanhar a “linha do tempo” com as mudanças que ocorreram ao longo dos anos. Viram pinturas que retratam o padre José de Anchieta e aprenderam um pouco da história contida na pintura dos quadros.
Os estudantes puderam conhecer, via fotografias, todos os governantes do estado e a história dos restos mortais de José de Anchieta e utensílios utilizados ao longo do período da colonização até os dias de hoje.
A excursão terminou com uma visita ao Convento da Penha, cartão postal do Espírito Santo. Além de admirar a beleza do lugar os alunos puderam conhecer melhor o monumento, que tem em seu interior o trabalho do escultor José Fernandes Pereira realizado entre os anos de 1874 a 1879. E além de toda parte artística e religiosa os alunos puderam contemplar a linda vista do lugar.
“Sair da sala de aula para vivenciar a teoria na prática ajuda muito no aprendizado dos alunos, e essa é uma forma diferente de aprender que, com certeza, ficará melhor fixado na memória deles”, salienta o diretor da escola, Amilton José Boechat, que exaltou a importância da excursão, com o apoio da professora Ada Maria e da coordenadora Estela e elogiou o apoio que a secretária municipal de Educação, Delma Ker, vem dando às novas diretrizes da EMFJB (Weber Andrade com informações da EMFJB).