Depois de um segundo dia de grande movimentação de pessoas no centro da cidade, a Policia Militar, junto com o Corpo de Bombeiros, fez uma ação de orientação de segurança aos cidadãos. A ação foi comandada pelo capitão Vítor Prates, comandante do policiamento na Sede do município e o Corpo de Bombeiros.
Desde ontem, 6, a população tem se aglomerado na porta de bancos, farmácias e até lojas, para pagar mensalidades.
As autoridades sanitárias de todo o país, e principalmente do Espírito Santo têm alertado sobre a pandemia do coronavírus, para o fato de esta semana ser a com mais possibilidade de infecção. (Veja galeria de fotos no final da matéria).
O comandante da 1ª Companhia PM do 11º BPM, capitão Vitor Prates, informa que vem fazendo todos os esforços possíveis para evitar as aglomerações, inclusive orientando comerciantes e auxiliando a Caixa na gestão de entrada e saída da sala de autoatendimento, onde ficam os terminais eletrônicos.
Nossa reportagem conversou com algumas pessoas pela manhã e, a maioria se diz preocupada, mas alega que não tem como deixar de sair para receber e pagar contas. “A gente sabe que é perigoso, mas como o presidente (Jair Bolsanaro) já disse, a gente não pode ficar encolhido dentro de casa. E, até agora, nosso município não tem nenhum caso”, argumentou um senhor aposentado.
Alerta – Nem mesmo o fato, já confirmado de que o gerente da Caixa que veio a óbito em São Mateus, tinha estreito contato com pessoas de Barra de São Francisco, deixou as pessoas mais cautelosas. Um destes amigos do gerente, esteve na cidade e participou de churrasco e conviveu com várias pessoas da sua família, no distrito de Vargem Alegre. Também gerente da Caixa, ele foi alertado pelo pessoal da agência de Barra de São Francisco, que recebeu a confirmação de que ele tinha testado positivo para o coronavírus.
“Eu estou ouvindo falar na televisão, na internet, que a gente não tem saída, que todo mundo vai pegar essa doença, então, eu acho que a gente tem que cuidar das pessoas vulneráveis, mas não podemos deixar de trabalhar”, disse uma comerciante. (Weber Andrade)
Olha para poder ameniza um pouco, não pode deixar tanta gente está nos Bancos ao mesmo tempo.acho que deveria entrar uma pessoa pra cada caixa Eletrônico. Só assim diminuía um pouco a contaminação.só acho!!!