O governador Renato Casagrande encerrou sua primeira visita oficial neste mandato, nesta quinta-feira, 24, pela manhã, visitando a ponte do Cristalino, no trecho da ES-381 que liga o distrito de Boa Vista à sede de Nova Venécia. A rodovia foi pavimentada na gestão anterior de Casagrande, mas ficou com as cabeças das oito pontes por fazer.
No entanto, na gestão anterior, de Paulo Hartung, as obras não andaram. A autorização para o reinício só ocorreu no final do ano passado. A conclusão das pontes é uma reivindicação principalmente da população de Barra de São Francisco e Boa Vista, que têm naquele trecho um atalho para chegar a Nova Venécia.
Na primeira agenda do dia, Casagrande ressaltou a importância da continuidade das obras – que foram iniciadas em sua primeira gestão e ficaram paralisados por anos. “Não estamos aqui dando a ordem de serviço, pois ela foi dada no fim do ano passado. Mas, essas obras foram contratadas ainda em nosso primeiro mandato. Agora voltamos aqui para mostrar que, tendo lastro financeiro, vamos continuar as obras em andamento. Viemos mostrar que vamos trabalhar os quatro anos e não somente nos últimos meses”, destacou o governador.

Na Rede Cuidar, ao lado do secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes, o governador visitou as instalações e falou sobre a importância da assistência regional. A unidade atende a 14 municípios das microrregiões norte e noroeste, atendendo a casos de casos de hipertensão, diabetes, pré-natal de alto risco, criança e oncologia. A gestão é compartilhada entre o Estado e o CIM Norte.
“Primeiramente temos que ver nossas prioridades e usar as estruturas que temos hoje é fundamental. Temos que fazer uma integração do Estado com os Consórcios para não haver duplicidade nos atendimentos. Vamos aperfeiçoar os hospitais, melhorar essa relação de diálogo permanente com as instituições. A Rede Cuidar é importante, mas está subutilizada e podemos melhorá-la”, apontou o governador.
Em seguida, Casagrande participou da posse da nova diretoria do CIM Norte, que será presidida pelo prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores do município, recebendo a participação de políticos, autoridades e da população local. O consórcio foi criado para promover o planejamento, a coordenação de esforços e a execução de serviços e ações de saúde, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Quando nós construímos os Centros de Especialidades Médicas em nosso primeiro mandato, que foi rebatizada de Rede Cuidar, a ideia era trabalhar com os Consórcios. Queremos continuar com esse trabalho, racionalizar os custos e as estruturas e fazer com que essa parceria viabilize mais serviços à população”, comentou. (Weber Andrade com Secom/ES)