O Procon Municipal de Barra de São Francisco, ligado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e de Políticas para as Mulheres, mediou um acordo entre a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) e a moradora Raiane Maria Dias Paraízo de Oliveira, após danos estruturais em sua residência causados por um vazamento na rede de água.
Moradora do bairro Colina, Raiane procurou o órgão no dia 24 de abril, relatando rachaduras no muro e nas pilastras de sua casa, provocadas por um vazamento persistente da Cesan nas proximidades. O problema causava infiltrações no solo, comprometendo a estrutura da propriedade.
Diante da denúncia, o Procon notificou a Cesan, cobrando providências imediatas e responsabilização pelos danos. A empresa demonstrou interesse em resolver o caso amigavelmente, e uma audiência de conciliação foi agendada para 17 de maio de 2025.
Na reunião, realizada na sede do Procon, estiveram presentes representantes da Cesan, Ana Victória Garcia, Gestora do Polo Comercial Noroeste a contribuinte, o coordenador do órgão Johnny Brando Alagoano de Jesus, e o secretário municipal de Direitos Humanos, Dr. Maurício Marins, que atuou como mediador. Laudos técnicos apresentados pela moradora comprovaram os danos, e a Cesan reconheceu a falha, comprometendo-se a arcar com os custos da reparação.
O caso reforça o papel do Procon Municipal como defensor dos direitos do consumidor e facilitador na resolução extrajudicial de conflitos, promovendo soluções rápidas e eficazes.