A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Amaro da Silva foi o destaque de Barra de São Francisco na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep Nível A 2019), que teve a segunda edição finalizada este mês. A escola do bairro Campo Novo conquistou 23 menções Prata, quase a metade das menções obtidas nesta categoria e mais cinco na menção Ouro.
Mas, as escolas do interior do município também tiveram grande destaque na competição. É o caso da Escola Municipal Vargem Alegre, que obteve 7 menções Bronze, da Escola Cabeceira do Santo Antônio, que ficou com 5 menções Prata e a Escola de Vila Poranga, que obteve 4 menções Ouro.
Barra de São Francisco se destacou na categoria Menção Prata, com 50 classificados, Menção Bronze com 33 classificados e 14 contemplados na Menção Ouro. (Confira todos os resultados abaixo)
A secretária municipal de Educação, Delma Ker, usou as redes sociais ontem para elogiar o desempenho dos alunos e professores da rede municipal. Parabéns ao excelente trabalho da Escola Municipal Cachoeirinha de Itaúnas. “Parabéns aos dois alunos menção Prata nas 2 Olimpíadas Brasileira de Matemática (Obmep). A Rede Municipal de Ensino de Barra de São Francisco colhendo os frutos de seus excelentes professores”, disse.
O prefeito Alencar Marim destacou que os investimentos em formação continuada para todos os servidores da Educação, além da melhoria da infraestrutura física das escolas municipais estão sendo recompensados com este resultado na Obmep. “A Matemática é um dos principais indicadores do desenvolvimento educacional em qualquer país do mundo e ver nossos alunos conquistando espaço mostra que estamos trilhando o caminho certo”, elogiou.
Desenvolvida pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu) através do Programa Matemática na Rede, a Obmep Série A envolve estudantes do 4º e 5º anos das Redes Municipais de Ensino. Este ano premiados com certificados mais de 28 mil estudantes. Outros 3.553 estudantes serão premiados com certificados menção ouro, menção prata e menção bronze referente ao excelente desempenho na olimpíada.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (OBMEP Nível A) também é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério da Educação (MEC) e das Secretarias de Educação. (Weber Andrade com Secom/ES)