Só falta agora avisar os pirômanos, os proprietários de terras que não gostam de fazer capina e outros incendiários pelo país afora. Pelo menos por parte do Governo Federal, as queimadas estão proibidas em todo o país durante o período de 60 dias, a partir de hoje, 29. Decreto determinando a suspensão da permissão do uso de fogo nesse processo está publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira.
A medida, de acordo com o decreto, não se aplica em casos como de controle fitossanitário, desde que seja autorizado pelo órgão ambiental competente; nas práticas de prevenção e combate a incêndios; e nas práticas de agricultura de subsistência das populações tradicionais e indígenas.
Em Barra de São Francisco e região, por exemplo, os incendiários já provocaram a queima de mais de 350 hectares de vegetação na zona rural e no entorno do perímetro urbano. E, no Espírito Santo, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) as queimadas aumentaram 171% este ano, em relação a 2018.
Mas o principal foco do decreto é a Amazônia, onde os focos de incêndio mais do que dobraram este ano, o que levou o país, inclusive, a perder recursos externos, de países como Alemanha e Noruega, além da pressão do G7 para que o governo central se mobilizasse para combater os incêndios. (Weber Andrade com Agência Brasil)