A reunião de hoje, 22, no início da noite, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semec), no antigo Colégio Santa Teresinha vai definir a nova diretoria do Santos Futebo Clube de Barra de São Francisco.
O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), presidente de honra do “Terror do Norte”, havia marcado para hoje uma reunião para de formação de uma diretoria provisória, mas, diante dos prazos exíguos para a preparação do time, com vistas à disputa da Copa Norte, que começa já em abril, ficou decidido que a eleição da nova diretoria provisória acontecerá hoje.

Na próxima quinta-feira, 24, o técnico já anunciado para conduzir o clube nessa nova etapa, Eloi Chagas, chega a Barra de São Francisco e já deve começar a selecionar atletas da cidade e região para a primeira competição oficial do “Terror do Norte”.
Entre os possíveis candidatos à presidência executiva, estão o empresário Marlon Toledo e o superintendente da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Urbanos, Levindo Pimenta Neto, o Neto Pimenta.
Porém, existe a possibilidade de os dois formarem uma chapa de consenso, tendo Neto Pimenta ou Marlon como presidente e vice.
A reunião da semana passada serviu basicamente para que fossem apresentadas ideias para a formação da equipe e sua sustentação financeira, uma vez que a Prefeitura atuará como intermediária para que o clube possa ter sustentação vinda da iniciativa privada, mas também ficou definido que os candidatos a presidente vão ter que trabalhar para conseguir sócios do clube. “Somente os associados vão poder votar para eleger o presidente”, explicou Enivaldo.
Algumas ideias colocadas por Enivaldo dos Anjos receberam total apoio dos participantes, tal como a formação de uma associação que cuide da arrecadação dos recursos entre empresários e amantes do esporte em geral, com contribuição mensal para que a equipe seja formada e entre na disputa da Copa Norte, que inicia já em abril deste ano.
Uma das ideais é realizar a distribuição de prêmios mensais entre os contribuintes e o sorteio de um carro no final do ano entre eles, uma forma de recompensar o investimento. Além disso, Enivaldo assegurou que, para já, vai ser feito um bingo também de um carro, com valor que permitirá a arrecadação de 200% do valor do veículo, além de direito a uma feijoada.
Outra ideia apresentada por Enivaldo para facilitar a arrecadação de recursos é a proposta de uma parceria com a EDP/Escelsa, para que os munícipes possam contribuir com o Santos, permitindo a inclusão de um valor a ser pago na conta de luz.
“É uma forma de permitir que as pessoas que gostam do Santos e do futebol possam contribuir sem termos que mobilizar cobrança individual. Cada um escolhe o valor que pode pagar e o dinheiro é repassado ao time pelo EDP, após o pagamento da conta”, explicou.
Enivaldo disse ainda que será feita uma seleção de atletas da região que estejam dispostos a compor o time, mas, pelo menos dois atletas serão trazidos de fora – um centroavante e um goleiro – de nível nacional para ajudarem a cumprir a primeira meta, que é a conquista da Copa Norte 2020.
O comandante dos Bombeiros, Fernando Paulo, disse que já oficiou ao comando de Nova Venécia para que seja agilizada a aprovação do Estádio Joaquim Alves de Souza, para a realização dos jogos do Santos na Copa Norte.
A secretária de Esportes, Grasiele, também informou que está trabalhando no sentido de ajudar no desenvolvimento de todas as práticas esportivas, dando suporte aos vários tipos de competição que acontecem ao longo do ano na cidade e interior. (Weber Andrade)