O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), anunciou, na noite dessa quarta-feira, 4, os vencedores do “Prêmio Sedu: Boas Prática na Educação 2019”. O evento realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, teve como objetivo reconhecer o resultado do trabalho desenvolvido por professores, coordenadores, pedagogos e diretores, entre os anos de 2018 e 2019, nas unidades escolares da Rede Pública Estadual.
Em sua 13ª edição, o Prêmio Sedu contou com 302 projetos inscritos em cinco temas: “O professor no cotidiano escolar – Ensino Fundamental”, “O professor no cotidiano escolar – Ensino Médio”, “O pedagogo e o coordenador pedagógico no cotidiano escolar”, e “Boas Práticas do gestor escolar e do coordenador de turno”, nas categorias “Gestão pedagógica” e “Gestão administrativa”, em que, para cada categoria, foram premiados os classificados em 1º e 2º lugar. Cada vencedor recebeu um notebook e um projetor (Datashow). As escolas nas quais os projetos foram desenvolvidos foram premiadas, respectivamente, com os valores de R$ 25 mil e R$ 20 mil.
(Veja lista de premiados no link https://www.es.gov.br/Noticia/governo-do-estado-homenageia-vencedores-do-premio-sedu-boas-na-educacao-2019#prettyPhoto)
O governador Renato Casagrande participou da premiação e destacou o comprometimento de professores e gestores na melhoria da qualidade na educação pública do Espírito Santo. “Nós estamos tratando aqui de iniciativas e atitudes. Uma palavra pode ser positiva ou negativa, mas quando você fala de atitude sempre se refere a um sentido positivo. A atitude muda o mundo e vocês tomaram atitude de apresentar os projetos de vocês na educação e na gestão. Essa atitude vai ajudando o Estado a melhorar nossa qualidade da educação”, disse.
Casagrande lembrou do longo caminho a ser percorrido na melhoria da educação no País, mas destacou que o Espírito Santo está caminhando na direção correta desde 2011. “Temos uma curva crescente no desempenho da educação. Isso mostra que o nosso caminho está correto, o que temos de fazer é aumentar a velocidade. Significa que o Governo precisa ser cada vez mais comprometido com a educação pública, contando ainda com o comprometimento de cada gestor, cada professor, com relação aos resultados e de incluir nossas escolas dentro de um ambiente que prepare as pessoas para a vida. Sei que vocês estão dando essa contribuição, estão pisando no acelerador com responsabilidade para que a gente possa ter resultados melhores”, enfatizou.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que “a iniciativa busca a valorização dos profissionais da educação diante sua contribuição pela qualidade das atividades realizadas nas escolas, por meio do desenvolvimento de experiências pedagógicas e de gestão bem-sucedidas”. Além dos premiados, a Sedu fez uma menção honrosa à Superintendência Regional de Educação (SRE) de Carapina em virtude ao grande número de projetos inscritos nesta edição do prêmio. A SRE correspondeu a mais de 20% no total de projetos, acumulando 70 inscritos. (Secom/ES)