Os dados do Censo Agropecuário, realizado no ano passado pelo IBGE mostram que a banana ganhou enorme espaço nas propriedades agrícolas de Barra de São Francisco, apesar da crise hídrica dos últimos anos, ocupando, na altura da coleta dos dados, 612,89 hectares.
O interesse dos agricultores pelo cultivo tem aumentado com a volta regular das chuvas e, pensando nisso, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Instituto de Defesa Florestal (Idaf) e Secretaria Municipal de Agricultura estarão promovendo, hoje, 6 de dezembro, um “Dia Especial sobre a Cultura da Banana”.
O evento acontece a partir das 13h às 16h, na propriedade do agricultor Avelino Bravim de Palma, no córrego Vargem Alegre.
Logo depois da recepção e inscrição dos participantes, acontece a palestra sobre “A cultura da banana”, a cargo do extensionista João Medeiros Neto, do Incaper. Ele vai explicar sobre os tratos culturais, manejo, pragas e doenças e comercialização.
Em seguida o engenheiro agrônomo Stênio Oggioni da Fonseca, agente de Desenvolvimento do Idaf, vai discorrer sobre o “Sistema de Mitigação de Risco (SMR) – Sigatoka Negra”.
Os interessado em participar do evento podem obter maiores informações na Secretaria Municipal de agricultura, pelo telefone (27) 3756-7274 ou pelo e-mail [email protected]. O Incaper também poderá fornecer informações pelo telefone (27) 3756-0200 ou pelo e-mail: [email protected] (Weber Andrade)