
A Matriz de São Francisco está celebrando na manhã desta terça-feira, 12, o Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora Aparecida. A missa, celebrada pelo padre Édson, contou com a presença de centenas de fiéis, dentre eles muitas crianças, acompanhadas dos pais e que ensejaram belos momentos. Após a missa houve distribuição de doces para as crianças presentes.
O padre aproveitou a missa para relembras as mais de duas centenas de mortes causadas pela Covid-19 e pediu que as famílias não deixem de vacinar seus filhos.
Nossa Senhora de Aparecida já havia sido definida no catolicismo como Padroeira do Brasil em 1930, pelo Papa Pio XI. Em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o dia como sendo dedicado a Nossa Senhora de Aparecida por três fatores:
pela associação com a chegada dos espanhóis ao continente americano, em 12 de outubro de 1492;
porque em outubro de 1717 três pescadores encontraram a imagem da Santa que viria a ser conhecida como Nossa Senhora de Aparecida no rio Paraíba do Sul;
e por ser Dia das Crianças.
O feriado, no entanto, veio com a visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Aparecida, no interior de SP, em 30 de junho de 1980. Na época, o Brasil vivia sob a ditadura militar e o então presidente, general João Batista Figueiredo, sancionou a lei que declarava a data como feriado nacional.
Dia das Crianças não é feriado
O Dia das Crianças é mais antigo que o Dia da Padroeira. A data, que originalmente foi chamada de “dia de festa da criança”, foi oficializada em 1924 pelo presidente Arthur Bernardes. Porém, o dia não é um feriado. (Da Redação com g1)