A Superintendência de Trânsito de Nova Venécia iniciou na manhã de ontem, um teste binário objetivando mudanças do trânsito no município.
As alterações consistem que todos os veículos que desejam chegar ao Centro da cidade, deverão passar pela ponte Afonso Cremasco (via de mão única). Já para os condutores que desejam sair do Centro da cidade, em direção à Avenida São Mateus, a via disponível será a ponte Cristiano Dias Lopes (via de mão única).
A alteração do tráfego tem o intuito de melhorar a fluidez do trânsito no local e dar mais segurança aos motoristas durante os deslocamentos. As vias que estarão passando por modificações no sentido de circulação têm fluxo intenso de veículos, principalmente nos horários de pico, sendo acessadas pelos condutores que buscam rotas alternativas de interligação entre bairros da cidade.
Segundo prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, casos os testes sejam aprovados, vai ser realizada uma audiência pública para apresentação do resultado dos estudos. “A gente sabe que o nosso trânsito já não flui bem há muito tempo e responsabilidade minha, como gestor, é não ficar de braços cruzados. A gente precisa conseguir opções para melhorar esse problema e temos etapas a seguir. Junto com o Detran, foi feito um estudo preliminar e agora ficaremos até sexta-feira em testes, observando a viabilidade das medidas sugeridas pelo órgão, para, depois, realizarmos uma audiência pública e buscarmos a implantação. Pedimos paciência, não estamos ficando omissos, estamos buscando uma solução. O que não pode é deixar um semáforo no Centro da cidade, nos horários de pico, causar transtornos eternos para o nosso município”, disse.
André ainda pediu cautela aos motoristas neste momento. “Quero agradecer a paciência de muitos condutores e pedir a paciência de alguns outros. São apenas três dias de testes, estamos fazendo um binário, um ciclo no nosso trânsito para ele tentar fluir. Depois, vamos passar pela estância de ouvir a população, consulta pública. Esses três primeiros dias são só testes, podem ficar tranquilos que não iremos fazer nada para desagradar a nossa população”.

O superintende de Trânsito do município, Evanildo Alves da Silva, explanou sobre as primeiras horas dos testes em Nova Venécia. “A fluidez do trânsito já melhorou bastante na ponte Cristiano Dias Lopes, onde tivemos um pequeno gargalo logo no início, mas a população ainda está entendendo a situação e também está se acostumando com o sentindo único nela. Já na ponte Afonso Cremasco e na Rua Colatina, não tivemos problemas”, disse.
Evanildo também falou sobre a sinalização, que está de forma provisória e, caso o estudo seja aprovado, o Detran irá instalar uma de forma definitiva. Ele também agradeceu o apoio da Polícia Militar. “Com relação à sinalização, ela é provisória, então, o motorista tem que prestar atenção nas placas de direção que foram alteradas. Sendo aprovado o teste, virá um novo projeto de trânsito para ser aprovado em audiência pública e aí sim, vir a sinalização definitiva. A Polícia Militar tem nos ajudado, orientando o trânsito nas duas pontes, no bairro Bela Vista e na altura do Bar do Abraão”, finalizou.