O presidente do Real Noroeste, Flaris Olímpio da Rocha, em entrevista ao site TNL esta semana, disse que o clube de Águia Branca, que estreia amanhã na Copa ES 2021, contratou vários reforços para buscar o quinto título na competição.
Campeão Capixaba 2021 deste ano e garantido nas competições nacionais em 2022, o Real Noroeste disputará a Copa ES tentando ampliar ainda mais o seu reinado. Com quatro títulos conquistados, os Merengues Capixabas são os maiores campeões do torneio e não entram ameaçados por Vitória e Estrela do Norte que, com três títulos cada, não disputarão a Copa ES 2021.
Flaris, que não quis revelar nomes, disse que neste sábado, a partir das 15h, bi estádio José Olimpio da Rocha, o Rochão, o Real noroeste apresentará vários novos jogadores, alguns vindos da base, outros contratados no mercado capixaba e nacional.
O dirigente merengue parabenizou ainda, a equipe do Nova Venécia, que tem como dono, o filho do craque Richarlison, revelado no Real Capixaba, antes de ganhar o mundo.
“É importante termos times da região disputando a Copa ES e outras competições estaduais e, com a chegada do Nova Venécia e também do CTE/Colatina, teremos mais jogos regionais, o que ajuda a economizar recursos e também traz mais torcedores aos estádios”, disse ele, destacando que espera também a entrada do Santos de Barra de São Francisco no futebol profissional.
Na briga pelo título da Copa ES, que não foi realizada em 2020 devido à pandemia da Covid-19 – O Real noroeste foi o campeão naquele ano – os rivais Desportiva Ferroviária (campeão em 2008 e 2012) e Rio Branco-ES (campeão em 2016) precisam do troféu para voltar a disputar competições nacionais em 2022.
Além dos dois gigantes capixabas, Atlético Itapemirim e Vilavelhense contam com um título da Copa ES em suas salas de troféus.

Torcida de volta
Nas fases decisivas da Série B do Campeonato Capixaba, os torcedores locais mataram a saudade de ir aos estádios. Após usar a segunda divisão como laboratório, a Federação de Futebol (FES) oficializa a volta das torcidas aos jogos da Copa Espírito Santo 2021, que tem o seu retorno neste sábado, 11.
Com a estabilização da pandemia e o avanço da imunização no Estado, o Governo do ES publicou uma portaria, no fim de julho, autorizando a volta do público aos eventos esportivos, mas com uma série de medidas de segurança, que foram adaptadas pela entidade.
Os jogos poderão ter no máximo poderá ser de 300 pessoas. As partidas serão com torcida única, com 250 ingressos a serem comercializados preferencialmente de forma antecipada pelos mandantes, sendo no mínimo 20% desse montante para meia-entrada. Cada clube terá direito a 25 cortesias. Será proibida a comercialização de bebidas alcoólicas e alimentos, sendo permitida apenas a venda de água e refrigerante.
Além do protocolo para receber público nas partidas, a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) vai arcar com taxas de arbitragem, quadro móvel e testes de Covid-19. Para a primeira rodada foram realizados 360 testes de Covid-19 e todos testaram negativo.
Clubes e regulamento
A Copa Espírito Santo 2021 terá um recorde de participantes: serão 16 times (das Séries A e B), divididos em dois grupos.
No A tem Vilavelhense, Pinheiros, GEL, CTE/Colatina, Rio Branco-ES, Rio Branco VN e Nova Venécia e Porto Vitória.
O B é formado por Serra, Forte Rio Bananal, Real Noroeste, Capixaba, Desportiva Ferroviária, Atlético Itapemirim, Aster e Sport-ES.
O regulamento segue o mesmo das últimas edições. Na primeira fase, os times se enfrentam entre si, dentro dos seus respectivos grupos, em turno único. Ao final das sete rodadas, os quatro melhores, de cada grupo, avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta.
Os vencedores dos confrontos se classificam para a semifinal, que também será em sistema de mata-mata. Nas duas fases, não existe vantagem, em caso de igualdade no placar agregado das duas partidas, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis.
Os futuros finalistas decidem o título em jogo único no Kleber Andrade, que está marcado para o dia 27 de novembro. Quem vencer fica com o título. Em caso de empate, a taça será disputada nas penalidades máximas.
Vagas em torneios nacionais
Com a consolidação do Espírito Santo na 22ª colocação do Ranking Nacional de Clubes da CBF, o Estado mais uma vez terá uma segunda vaga na Copa do Brasil e a partir de 2022, e na fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro. O futuro campeão da Copa ES 2021 vai se juntar ao Real Noroeste, vencedor do Campeonato Capixaba 2021, nas duas competições nacionais do ano quem. Além disso, o vencedor também estará na Copa Verde 2022.
Uma novidade desta Copa ES é que qualquer time, mesmo os que disputaram a Série B este ano (Porto Vitória, Aster, Capixaba, Sport-ES, GEL, Nova Venécia, CTE, Forte Rio Bananal e Atlético Itapemirim), poderá representar o Estado nas competições nacionais, caso seja campeão.
A competição também vai dar o prêmio de R$ 40 mil, ao campeão, e de R$ 20 mil, ao vice-campeão. (Da Redação com ge Espírito Santo)