Uma parceria com a Inova – Consultoria em Educação – do Espírito Santo, e com a Startup carioca Jovens Gênios, está permitindo que alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II possam estudar em casa vários conteúdos, por meio de jogos semelhantes a games.
A parceria está inserida no projeto ‘Desafios no Lar’, que nasceu dentro do projeto municipal “Superando Desafios”, e tem mostrado uma resposta rápida e inovadora neste momento súbito de paralisação das atividades escolares devido à pandemia da Covid-19.
“Através de uma plataforma digital gamificada capaz de individualizar o aprendizado, alunos são capazes de estudar, em casa, os conteúdos por meio de jogos semelhantes aos games que adolescente tem familiaridade -, focado nos conteúdos de matemática que é uma grande fragilidade da nossa rede”, explica a Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Segundo a Pasta, o projeto piloto tem sido uma solução eficaz, uma vez que a plataforma da Jovens Gênios é toda automatizada e ainda fornece ao professor relatórios de aprendizagem e engajamento.
“Além disso, dezenas de professores já passaram por uma formação online em Metodologias Ativas de Aprendizagem fornecida pelos parceiros com o intuito de prepará-los, cada vez mais, para essa nova realidade da educação brasileira e na implementação da nova plataforma na realidade de seus alunos.”
O projeto piloto com a Jovens Gênios em Barra de São Francisco é 100% gratuito e a Secretaria Municipal de Educação está comprometida em apoiar essa iniciativa para ajudar ainda mais alunos e professores nesse desafio. (Texto da Ascom/PMBSF editado por Weber Andrade)