Presidente dos EUA deu a declaração após conversar por de mais de 2 horas com Putin e por “alguns minutos” com Zelensky
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou nesta 2ª feira (19.mai.2025) que Rússia e Ucrânia “começarão imediatamente negociações em direção a um cessar-fogo”.
A declaração foi dada depois de Trump conversar por telefone com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A ligação com Putin durou mais de 2 horas. Já com Zelensky se deu em “alguns minutos”, segundo o líder norte-americano.
“As condições para isso [cessar-fogo] serão negociadas entre as duas partes, como deve ser, porque elas conhecem detalhes da negociação que ninguém mais saberia. O tom e o espírito da conversa foram excelentes”, declarou Trump em sua rede social Truth Social.
O presidente norte-americano disse que a Rússia quer comercializar em “larga escala” com os EUA quando a guerra —a qual se referiu como o “catastrófico banho de sangue”— terminar.
Putin descreveu a conversa como “informativa e útil” em declaração à mídia estatal russa. O Kremlin disse estar disposto a trabalhar com a Ucrânia em um memorando sobre futuras negociações de paz.
“Rússia e Ucrânia devem encontrar compromissos que sejam adequados a ambos os lados. As causas fundamentais da crise devem ser eliminadas”, declarou o presidente russo.
A ligação entre Trump e Putin começou às 11h. Foi 4 dias depois de as delegações russas e ucranianas se reunirem em Istambul, na Turquia, para negociações diretas. Nem Putin nem Zelensky compareceram às tratativas.
Este é o 3º contato oficial entre os presidentes dos EUA e da Rússia em 2025. A 1ª ligação anunciada publicamente se deu em 12 de fevereiro, seguida por outra em 18 de março, que também durou aproximadamente 2 horas.