O Espírito Santo recebeu, na tarde desta segunda-feira, 9, 10 kits para testagem do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, 240 amostras poderão ser testadas sem precisarem ser encaminhadas para o Rio de Janeiro. De acordo com boletim da Secretaria de Saúde (Sesa) divulgado na tarde de ontem, o número de caso suspeitos agora é 28.
Os kits chegaram ao Estado após o Ministério da Saúde habilitar o Espírito Santo como um dos Estados que farão a análise nos pacientes do próprio território. As análises, no entanto, só começam na próxima semana pois os servidores da Sesa estão recebendo treinamento na Fiocruz, esta semana.
Cada kit é capaz de analisar 24 amostras e o resultado do teste sai em até 24 horas. A previsão é que nos próximos dias o Ministério da Saúde libere mais kits para o Estado.
Casos no ES – Dos 45 casos notificados em todo o Estado até o momento, 16 foram descartados e um confirmado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro. Outros 28 estão sendo investigados.
Todos os casos suspeitos possuem vínculo de viagem ao exterior conforme preconiza Ministério da Saúde para definição de caso suspeito do Covid-19 – agora são 36 países sustentados para verificação da doença.
Os pacientes apresentam quadro clínico leve, sem sinais de gravidade sendo, nesses casos, indicado o isolamento domiciliar de acordo com o protocolo adotado no Brasil.
Treinamento para análises no ES – Durante esta semana, uma equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) passará por treinamento na Fiocruz e a previsão é que a partir da próxima semana as análises comecem a ser feitas.
Até lá, as amostras negativas para vírus da influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório continuarão sendo enviadas para o Instituto.
De acordo com o coordenador do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, a confirmação ou exclusão dos casos suspeitos no laboratório do próprio Estado vai permitir um resultado mais ágil trazer uma resposta mais rápida para a Vigilância Epidemiológica.
Além do monitoramento do novo coronavírus, o Estado terá um outro kit que permitirá ao Lacen a testagem para mais 20 tipos de vírus respiratórios. (G1 Espírito Santo e Sesa)