O Canil Municipal de Colatina está sendo tratado como referência por algumas cidades que trazem seus representantes para conhecer o projeto e a estrutura física do empreendimento. Nesta última sexta-feira, 14, os vereador Jair Fernandes Filho e Elivan Ramos, estiveram em Colatina para uma visita ao local.
Lá foram recebidos pelo Sr. Ronaldo Luiz Araujo Paranho, que é Coordenador da Zoonose e responsável pelo Canil, além da Dra. Michele Siqueira, referência técnica e Médica Veterinária, acompanharam os visitante repassando a eles todas as informações técnicas sobre o funcionamento e a utilização do espaço.
Os técnicos apresentaram um descritivo da estrutura dos abrigos dos animais e do espaço aberto – os solares – para os banhos de sol. Além da parte física, Michele fez um breve relato sobre os procedimentos que o local oferece aos animais que lá chegam, como castração, acolhimento de animais doentes (em ala específica) e animais soltos nas ruas.
Para Ronaldo, é importante mostrar a filosofia de trabalho proposta pela Zoonose de Colatina aos municípios vizinhos. “Estamos sendo referência para outras cidades e isso comprova que o canil atenderá aos animais dentro de um padrão ideal de qualidade em saúde pública”, observa.
O ponto alto da visita, foi quando a equipe veterinária, convidou os Vereadores para assistir o tratamento de câncer de uma cadela que é atendida pelo centro.
Os vereadores ficaram impressionados com o tamanho do empreendimento e como será otimizado, acrescentando que suas observações serão levadas ao conhecimento do Prefeito de Barra de São Francisco e aos demais colegas Vereadores.
Em Barra de São Francisco há uma grande quantidades de animais soltos na rua, o que leva os vereadores a se preocuparem. Pois, causam acidentes, tanto automobilísticas, quanto ataques a cidadãos. Fazendo assim, com que quem não gosta dos animais possa os maltratar.
Muitos moradores já usaram as redes sociais para reclamar, e esperam que alguma coisa seja feita para resolver este problema.
Fernando Carabina
No dia 17 de maio de 2021, o Vereador Fernando Carabina Fez a indicação 67/2021, ao Executivo Municipal, reiterando a necessidade de que fosse criado um canil em Barra de São Francisco. Dessa forma os animais de rua teriam um abrigo, onde poderiam ser tratados com carinho.
No dia 21 de setembro de 2022, o Prefeito Municipal mandou a essa Casa Legislativa o Projeto 070/2022, Regulamentando a Política Municipal do Bem estar animal, o que foi por todos aprovado por unanimidade, restando apenas agora a Criação do Abrigo para que os trabalhos possam começar a ser executados.
Por este motivo, os Vereadores Fernando Carabina e Elivan Ramos, foram a Colatina buscar conhecimento para que o projeto possa sair do papel.
SiteOcontestado/Com Assessoria de Comunicação Vereador Fernando Carabina