A vacina contra a Covid-19 para os idosos com mais de 90 anos começa a ser aplicada hoje, 18, em Mantena (MG), mas, para o produtor rural José Gomes de Oliveira, o Zé Baiano, ela chegou tarde. Prestes a completar 92 anos, ele morreu hoje em um hospital de Governador Valadares, devido a complicações provocadas pela doença.
Zé Baiano, que tinha comorbidades, foi internado na semana passada no Hospital São Vicente de Paulo, em Mantena, mas acabou tendo que ser transferido para uma UTI em Governador Valadares, onde veio a falecer.
Nascido em Jequié (BA), em maior de 1929, ele veio para Mantena e Itaúnas no Espírito Santo há aproximadamente 60 anos. O corpo será transladado para Mantena ainda hoje, onde será feito o sepultamento.
De acordo com informações, o produtor rural já foi um dos maiores criadores de vacas leiteiras do município. Foi casado com Tereza Ana de Oliveira por 60 anos e tiveram quatro filhos – Ana Maria de Oliveira Batista, Eliane Maria de Oliveira Batista, Eliete Gomes de Oliveira e Edvaldo Silva de Oliveira – além de 8 netos e 4 bisnetos.
Vacinação – Hoje, o site da Prefeitura de Mantena anunciou que a Secretaria Municipal de Saúde está dando início à vacinação de idosos com mais de 90 anos.
Os idosos dessa faixa etária vão receber a dose em casa. A Secretaria de Saúde preparou equipes de vacinação móvel para autoatendimento destas pessoas.
A estimativa da administração municipal é de que há cerca de 55 idosos nessa faixa de idade residentes no município.
Ao todo, o município já recebeu 810 doses de vacina contra a Covid-19. Entre os vacinados contra a Covid-19 estão, os profissionais de saúde da rede pública e privada, idosos do Lar Santo Antônio e pessoas com deficiência.
Números – Desde o início da pandemia, o município mineiro já registrou 1.747 casos de infecção pela Covid-19. Destes, 1.693 estão recuperados, cinco estão internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e dois em enfermarias. Outros sete estão em isolamento domiciliar. (Weber Andrade com PMM)