O Departamento Estadual de Trânsito do Espirito Santo (Detran/ES) divulgou, nesta segunda-feira, 30, a lista dos selecionados na segunda fase do programa CNH Social 2019. Da região noroeste capixaba, o município com mais pessoas selecionadas foi Água Doce do Norte, com 20 contemplados. Em seguida vem Barra de São Francisco e Pancas, com 17 cada, São Domingos do Norte (dez contemplados) e Ecoporanga, com 9. (Veja aqui a lista com os 2,5 mil aprovados https://detran.es.gov.br/Media/detran/CNH%20Social/Resultado/SELECIONADOS%202%20FASE%20SET19.pdf).
Os candidatos que se inscreveram devem acessar a lista de selecionados no site www.detran.es.gov.br na aba “CNH Social” e verificar se estão entre os contemplados. Aqueles que foram selecionados têm o prazo de 15 dias, a partir desta segunda-feira, 30, para realizar a matrícula on-line no site do Detran|ES e ter acesso à informação de em qual Centro de Formação de Condutor (CFC) deverá realizar a abertura do seu processo de habilitação, bem como os documentos necessários que deverá providenciar.
Os selecionados devem se atentar para todos os prazos estabelecidos para os procedimentos necessários aos processos de habilitação. Os candidatos que não respeitarem esses prazos serão desclassificados e perderão o benefício.
Chance para suplentes – Para aqueles que não foram selecionados nesta segunda fase, haverá uma nova oportunidade. No dia 18 de novembro, será feita uma chamada única de suplentes no site do Detran/ES após desclassificação de candidatos que não respeitarem prazos estabelecidos no processo. Na primeira fase, foram chamados 557 suplentes. Esta é mais uma novidade que o Detran/ES incorporou ao programa neste ano.
Empregabilidade – O diretor geral do Detran/ES, Givaldo Vieira, reforça que a finalidade principal do programa vai além e proporcionar a habilitação gratuita ao cidadão capixaba, têm o objetivo de dar mais oportunidade de emprego aos contemplados.
“O principal objetivo desta edição do programa é preparar o contemplado para o mercado de trabalho a partir da habilitação, com foco na capacitação profissional e no aumento da empregabilidade. Por essa razão, todas as carteiras oriundas do programa têm registrada a observação de que o habilitado exerce atividade remunerada. Além disso, queremos oferecer a oportunidade de capacitar esses novos condutores de categorias profissionais com cursos especializados”, disse.
Para esclarecer dúvidas a respeito do programa CNH Social, envie um e-mail para [email protected]. (Weber Andrade com Detran/ES)