Sessenta e um cidadãos foram homenageados pela Assembleia Legislativa (Ales), na segunda noite de entrega da Comenda Domingos Martins e do Título de Cidadania Espírito-Santense, nessa terça-feira, 10. Liderado pelo presidente Erick Musso (Republicanos), a solenidade contou com a presença de mais 11 deputados, que homenagearam pessoas que contribuem para o desenvolvimento do Espírito Santo.
Confira as fotos da solene de terça-feira
As homenagens com as duas honrarias começaram na noite de segunda-feira, 9, com a homenagem a 87 pessoas (66 Títulos de Cidadania e 21 comendas). Nos dois dias, foram contemplados 148 cidadãos, com a entrega de 110 títulos e 38 comendas, no total.
Um dos homenageados dessa terça foi secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Antônio Roberto Cesário de Sá, que recebeu do deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL) o título de Cidadão Espírito-Santense. A honraria é destinada a personalidades nascidas fora do estado e que prestam serviços que ajudam no desenvolvimento capixaba.
“Hoje recebi uma nova certidão de nascimento. Saímos todos os dias para doar nossas vidas em defesa de quem a gente não conhece. É com muito orgulho que agradeço essa honrosa homenagem e digo que essa certidão de nascimento será colocada em local de destaque, e, agora, com mais responsabilidade ainda, continuaremos doando as nossas vidas, dia e noite, para a sociedade capixaba”, afirmou Sá.
Quanto à Comenda Domingos, no grau de Comendador, foram homenageados, entre outros, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), Roberto Schulze; e o diretor-geral da Rede Gazeta, Carlos Lindenberg Neto, indicados pelos deputados Luciano Machado (PV) e Renzo Vasconcelos (Progressistas), respectivamente. A Comenda Domingos Martins é a mais alta honraria da Casa e é concedida às personalidades e instituições nacionais ou estrangeiras que prestaram acentuados serviços à sociedade espírito-santense.
O presidente do CRCES, Roberto Schulze, ressaltou a obrigação de fazer jus a essa importante honraria e disse que continuará dedicando seu trabalho ao Espírito Santo e ao povo capixaba.
O deputado Dary Pagung (PSB) falou em nome dos deputados e ressaltou a importância dos homenageados na história do Espírito Santo. “Escolhemos criteriosamente as pessoas que serão homenageadas. São pessoas que estão trabalhando no desenvolvimento do Estado diariamente. Juntos continuaremos com nossos trabalhos árduos e com muita responsabilidade. Temos certeza de que todos farão jus a essas honrosas homenagens”.
O deputado Coronel Alexandre Quintino também destacou a responsabilidade e o compromisso dos homenageados. “Nós estamos outorgando aqui um cidadão capixaba. Aqui surge o compromisso e a necessidade de lutar por um Espírito Santo melhor para todos”.
Devido a não realização, no mês de julho, de sessão para a entrega da comenda e dos títulos, o evento foi desmembrado em duas solenidades em dezembro, uma foi realizada na última segunda-feira, 9, também a partir das 19 horas. Geralmente a homenagem é feita duas vezes ao ano. (Kissila Mel/Webales)