O governador Renato Casagrande anunciou hoje, 30, que o Samu será estendido para mais 14 municípios da região noroeste capixaba, dentro do programa Samu para Todos.
Casagrande assinou o Decreto nº 4548-R, publicado no Diário Oficial do dia 16 de dezembro do ano passado, que instituiu a Política Estadual para a Rede de Urgência e Emergência – componente Serviço Móvel de Urgência, denominado “Samu para Todos”.
Hoje ele informou em suas redes sociais, que o Samu 192 será expandido para mais 14 municípios atendidos pelo consórcio de saúde Polinorte. Esse já é o terceiro anúncio de expansão dentro do programa do governo “Samu Para Todos”. O edital para seleção da Organização Social foi publicado no Diário Oficial de hoje.
Veja quais são os novos municípios contemplados
Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindemberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Barra de São Francisco e Ecoporanga.
A iniciativa tem o objetivo de ampliar o acesso da população ao Samu 192. Para isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) cofinanciará a implantação do serviço em 60% (depois de deduzir o custo com o repasse federal) para os municípios que aderirem a proposta, utilizando a base de cálculo tripartite sobre o teto do valor de referência per capita mês.
No dia 20 do mês passado, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, já havia se reunido com os municípios do Consórcio Cim Norte, em Nova Venécia, para falar sobre a expansão do Samu para as regiões norte e noroeste do Espírito Santo, com uma sede em Barra de São Francisco. (Veja mais sobre o assunto no link https://ocontestado.com/barra-de-sao-francisco-tera-sede-do-samu-em-expansao-do-servico/).
Pelo decreto assinado pelo governador, a contrapartida dos municípios para o Samu será de 40%, além de disponibilizar a infraestrutura padronizada das bases descentralizadas, que deverão estar estrategicamente localizadas, de forma a contemplar os atendimentos da região.

A adesão dos municípios poderá ser feita de forma individual, em parceria por meio de articulação consorciada, fundação pública, contratualização com entidades filantrópicas, pactuação de município polo ou outras formas de articulação regional.
De acordo com o secretário Nésio Fernandes, a expansão do Samu é um avanço. “É um movimento para qualificar a atenção pré-hospitalar, um grande salto que vai permitir que o município seja o dono do contrato, que tenha governança regional que fará com que o Samu expanda rapidamente com apoio pleno do Governo do Estado”.
Samu 192 – O Samu 192 faz parte da rede de Urgência e Emergência do Estado. É um serviço de socorro que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de unidade móvel e equipe capacitada para realização do atendimento. Sua finalidade é prestar socorro à população em casos de risco à vida, realizando atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas.
Atualmente o Samu serviço atende a 51% da população do Estado, estando presente em 18 municípios, abrangendo uma população de aproximadamente 2,2 milhões de pessoas. Com o crescente aumento da demanda existe a necessidade de ampliar a cobertura para todas as regiões do Estado do Espírito Santo, com vistas a atender o paciente com o melhor recurso no menor tempo possível. Atualmente, o Espírito Santo conta com 31 ambulâncias do Samu sendo 22 unidades básicas e nove unidades avançadas.
Municípios já atendidos pelo Samu 192: Afonso Cláudio, Anchieta, Brejetuba, Cariacica, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Itaguaçu, Itarana, Marechal Floriano, Piúma, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória. (Weber Andrade com Secom/ES)