Após ocupar por mais de um ano, o cargo de diretor técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o engenheiro agrônomo e produtor rural francisquense Nilson Aráujo Barbosa, decidiu que era hora de voltar às origens. Ontem, 9, ele enviou áudio à nossa Redação, onde explicou a sua saída do cargo e o retorno ao município.
“Apesar de ser um cargo muito bom, inclusive financeiramente, eu tinha que viajar quase todo fim de semana para estar perto da família, que ficou aqui. Então, pensando na família, em janeiro deste ano decidi pedir minha exoneração, comuniquei a decisão ao secretário estadual de Agricultura e ao presidente do Incaper e eles me pediram pra ficar até março”, revela.
Nilson disse ainda que tem muita gente pensando que sua decisão envolve política, mas assegura que não tem nenhuma relação. “Tem coisas que o dinheiro não paga. Então, preferi voltar a atuar aqui, no escritório local de Barra de São Francisco, a assistência técnica e extensão rural. Estamos de volta e à disposição dos nossos produtores rurais”, finalizou.
Ela foi substituído por Sheila Cristina Prucoli Posse, a primeira mulher a ocupar a diretoria técnica.
A nova diretora técnica destacou que pretende dar atenção às ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. “A gente espera realizar o nosso trabalho e tomar as decisões que teremos que tomar com base no diálogo com a equipe. Além disso, pretendemos fortalecer a integração entre os trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Este é o ponto forte, o diferencial do Incaper: ter pesquisa, assistência técnica e extensão rural na mesma instituição. Desta forma, pretendemos cumprir nossa missão para o desenvolvimento da agropecuária no Espírito Santo”, disse Sheila Posse.
A pesquisadora do Incaper é formada em engenharia agronômica e fez mestrado e doutorado na área de produção vegetal. É membro do conselho editorial do Incaper, coordenadora de projetos junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e atua como consultora ad hoc em conjunto com outras instituições como Embrapa e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Sheila estava à frente da Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do instituto, que agora passa a ser comandada pela também pesquisadora do Incaper, Vanessa Alves Justino Borges.

O nome de Sheila Posse havia sido anunciado pelo secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, durante uma solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Quando a gente olha para o Incaper vê muitas mulheres fazendo um excelente trabalho. Mas na maioria das vezes, só os homens estão à frente do Instituto. Ter no Incaper a presença feminina com essa intensidade é gratificante, é sinônimo de excelência. E a mulher do Incaper possui um papel fundamental para a construção e o equilíbrio do sistema agricultura”, destacou Foletto.
“Nós já conhecemos a importância que o Incaper tem. E uma mulher à frente da diretoria técnica vai evidenciar esta importância. Precisamos dessa força feminina para abrilhantar ainda mais o nosso trabalho. Temos certeza de que a Sheila vai dar uma enorme tranquilidade para a equipe trabalhar”, reforçou o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado, na ocasião. (Weber Andrade com Secom/ES)