O secretário estadual de Educação, Haroldo Rocha, estará em Barra de São Francisco amanhã, 27, para a inauguração do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (Ceemti) João XXIII. As obras de reforma e adequação da Escola Viva João XXIII, foram orçadas em R$ 6,5 milhões e tiveram início no final do ano passado.
Em setembro deste ano, após matéria do site Voz da Barra cobrando a conclusão da obra – uma parte do muro na traseira da escola não foi construída – o secretário esteve na cidade e disse que o muro ficaria pronto até o final de outubro. Porém, até o momento ele não foi construído.
Rocha chegou à cidade acompanhado de uma comitiva que incluia o gerente de Obras do setor educacional do Instituto Estadual de Obras Públicas (Iopes), José Leal, e concedeu entrevista a uma rádio local. Logo depois dirigiu-se à Escola Viva João XXIII, onde se reuniu com membros da diretoria da escola e visitou todos os setores da unidade educacional. A situação da obra, que está prestes a ser concluída, foi muito elogiada pelo secretário, que garantiu que não haveria nenhum problema para a conclusão do muro que circunda a unidade educacional.
A empreiteira que está concluindo a obra disse que o muro é uma parte fundamental do cercamento da escola e ficaria sem construir. “Vamos entregar a escola prontinha, com o muro todo. Só falta definir como será contratada a obra”, disse.
Hoje, 26, a assessoria de Comunicação da Sedu informou que, devido à burocracia do setor público, a obra de construção do muro teve que ser licitada novamente e, por isso, não foi possível inicia—la ainda este ano. No entanto, o assessor disse que o secretário Haroldo Rocha informará melhor à comunidade sobre o muro.
O coordenador do Iopes, José Leal, na oportunidade informou que o projeto do muro está pronto e custará em torno de R$ 600 mil, mas o problema com a empreiteira que está fazendo a obra é que o custo de concreto dela está fora dos padrões atuais e a mesma se recusa a reduzir o preço. Diante do impasse, o Iopes teve que fazer uma nova licitação, de forma rápida, para que a obra seja realizada.
No início desse ano, o governador Paulo Hartung visitou a sede da escola, fez uma pré-inauguração da obra e anunciou que a mesma era uma das 15 novas unidades do programa que passou a ofertar vagas em tempo integral em 2018. Quase sete meses depois, a obra está em fase de conclusão, com o calçamento do pátio dos fundos e construção do passeio na rua de acesso. (Weber Andrade)
