O Campeonato Estadual Série A, o Capixabão 2019, começa nesta quinta-feira, 31, e com mudança aprovada pelos clubes, o novo regulamento passa a valer por dois anos. Na rodada de abertura Estrela do Norte e Castelo jogam no estádio Sumaré, enquanto Tupy e Desportiva, duelam no Engenheiro Araripe, ambos às 20h15. Outra novidade, já experimentada no ano passado, é a transmissão de jogos via streaming, pela página Torcida ES, no facebook e na TV Capixaba/Band.
Na sexta-feira, 1º de fevereiro, o Real Noroeste – que fez ótima campanha na edição passada do Capixabão, terminando com o vice-campeonato – vai a Cariacica jogar contra o Serra, no Kléber Andrade, também a partir das 20h15. Para esta temporada, a diretoria dos Merengues Capixabas aposta num time muito diferente do ano passado, formado por muitos atletas da base do clube. A jovem equipe será comandada pelo técnico Duzinho.
Essa edição da competição terá a participação de 10 equipes, realizada em 15 rodadas e 59 jogos. A partida final está prevista para acontecer no dia 27 de abril.
Na nova proposta aprovada, todos os 10 times se enfrentam em nove rodadas realizadas em turno único e os oito melhores classificados avançam para as quartas de final (com o 1º enfrentando o 8º, o 2º contra o 7º e assim sucessivamente, em cruzamento olímpico) em jogos de ida e volta. As fases quartas de finais, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Os dois últimos colocados, na primeira fase, serão rebaixados.
Após definição através de sorteio, o Estrela do Norte, Rio Branco-ES, Vitória-ES, Serra e Tupy-ES terão cinco jogos como mandante na primeira fase. Desportiva Ferroviária, Real Noroeste, Rio Branco VN, Atlético-ES e Castelo terão quatro.
O campeão garante as vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro 2020 e para a Copa do Brasil 2020.
Transmissão Streaming – Com a rápida percepção de que o perfil do torcedor mudou, a FES inovou oficialmente as transmissões dos jogos, e deste 2018, passou a ser via streaming, através da página do Torcida ES, no facebook e na TV Capixaba/BAND. Estes dois grandes parceiros apostaram na produção local, o que permitiu o aumento da visibilidade e o fechamento de dois importantes patrocínios – Sedex e Loterias Caixa, no modelo Title Sponsor, espécie de contrato reconhecido e utilizado em alguns dos campeonatos mais fortes do mundo, no qual o campeonato recebe o nome do patrocinador.
Resultados das Transmissões – Em 2018 foram 30 transmissões, 14 somente no Capixabão. O resultado foi uma grande aceitação da torcida capixaba que acompanhou em detalhes as partidas. Foram aproximadamente 500 mil visualizações, mais de três milhões de alcances e impressões nas transmissões, e mais de 50 países alcançados, o que comprova o interesse do público pelas competições capixabas.
Papões de título Rio Branco...37 Desportiva...18 Vitória...9 América...6 Santo Antônio...6 Linhares EC...4 Serra...6 São Mateus...2 Alegrense...2 Caxias...1 Floriano...1 Americano...1 Cachoeiro...1 Guarapari...1 Ibiraçu...1 Colatina...1 Muniz Freire...1 Linhares...1 Estrela do Norte...1 Aracruz...1 Espírito Santo...1 Itapemirim...1 Fonte: FES