Começa nesta segunda-feira, 1º de julho, o período de pré-matrícula para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Rede Estadual de Ensino. A solicitação deve ser realizada até o dia 12 de julho no Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges). Confira a PORTARIA. Já o período de rematrícula e transferência interna termina nesta sexta-feira (28).
Para efetivar a pré-matrícula é preciso informar o número do CPF do responsável ou do próprio aluno, quando maior de idade, no cadastro. O login e a senha de acesso ao ambiente são os mesmos utilizados para acessar o ambiente “Acesso aos Pais” no Seges.
O resultado será divulgado no dia 19 de julho, quando também será possível realizar a efetivação da matrícula. Os alunos iniciam as atividades em sala de aula já no dia 22 de julho.
Efetivação da Matrícula – Concluídas as etapas da “Solicitação de Rematrícula e Transferência Interna” e de “Solicitação de Pré-Matrícula” de acordo com o cronograma mencionado, é obrigatório que o nome do aluno conste no sistema de chamada pública para fazer a “Efetivação da Matrícula” com a localização da sua vaga. O aluno também precisa fazer a entrega dos seguintes documentos na secretaria escolar da unidade de ensino em que a vaga foi localizada:
Cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, ou da Carteira de Identidade (CI) do aluno;
Cópia do comprovante de residência do aluno, por meio da fatura de energia;
Laudo médico para o aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação;
Histórico Escolar ou Declaração Escolar;
Cópia do Cadastro CPF ou da Carteira de Identidade (constando o número do CPF), do responsável pelo aluno ou do próprio aluno, quando maior de idade;
Cartão de vacinação dos alunos de até 18 anos de idade.
Público-Alvo – Fica garantida a matrícula para os cursos na modalidade de EJA alunos com idade mínima de 15 anos, para o ingresso no Ensino Fundamental, e de 18 anos, para o ingresso no Ensino Médio. Quando o aluno concluir o Ensino Fundamental na modalidade EJA com 17 anos, ao final do primeiro semestre do ano letivo será garantido, excepcionalmente, o ingresso no Ensino Médio também na EJA. (Secom/ES)