Um boato tomou conta da cidade na tarde de ontem, 30 de maio, após a confirmação do segundo caso de Covid-19 em Barra de São Francisco. Segundo fontes do site ocontestado.com, a notícia teria sido espalhada pelo vereador Admilson Brum, que trabalha na rádio do ex-prefeito Luciano Pereira. No entanto, nossa reportagem não viu nenhum indício de publicações desse tipo no site do vereador e nem na rádio.
Nossa reportagem constatou ainda que o boato estava sendo espalhado ontem por outras pessoas ligadas à oposição política, inclusive uma que rompeu recentemente com o prefeito, mas não vamos revelar os nomes por não termos confirmação.
O ex-secretário de Gabinete e Comunicação da Prefeitura, Rodrigo Chequetto, conversou com nossa reportagem nessa manhã e disse estar pasmo com a capacidade daspessoas inventarem fake news na tentativa de prejudicar o prefeito Alencar Marim. “Não existe nada disso, a possibilidade, por enquanto, é zero. Lamento que esse tipo de ‘notícia’ seja colocado ao público sem nenhum fundamento”, disse ele.
Ontem, um site da cidade publicou matéria informando que já existe um terceiro caso de Covid-19 na cidade. Seria uma jovem que esteve no Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (Hedamf), e teria sido mandada para isolamento em casa. O site diz ainda que uma amiga da jovem afirmou que ela estava toda roxa e com falta de ar e que teria testado positivo para a doença. No entanto, o caso ainda não foi confirmado nem pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) nem pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa)
De confirmado até o final da tarde de ontem são dois casos de Covid-19. No início da semana, foi revelado o primeiro caso confirmado do novo coronavírus na cidade, uma funcionária do setor de limpeza do hospital, que teria desrespeitado a quarentena e saído às ruas da cidade para afazer compras, antes de receber o resultado.
Agora o ex-vereador Sulimar Valério da Cunha, o Mazinho do Hospital, postou em sua página no facebook que testou positivo para a doença. “Estou passando bem e em casa. Em breve vou fazer uma live para falar com os amigos”.
Ontem, nossa reportagem recebeu uma denúncia de que a sala onde funcionava a enfermaria exclusiva para pessoas com síndromes gripais estava sem condições, com colchões rasgados e ferrugem na maca.
O Hedamf tem hoje, 12 respiradores para atender a uma demanda de 5,4 mil pessoas por mês, de Barra de São Francisco e região.
Novos equipamentos estão chegando, mas segundo fontes de ocontestado.com o material que chegou até o momento está incompleto e não possibilita a implantação de novos leitos para pacientes graves.
Ainda segundo outro funcionário do hospital, o vereador Paulo Roberto dos Reis, uma grande parte dos funcionários do Hedamf devem estar infectados com o coronavírus. “A mulher teve confirmada a doença esta semana circulou bastante pelo hospital e pode infectado um grande número de pessoas”, admitiu. (Weber Andrade)