Cerca de 300 alunos das escolas de Barra de São Francisco participaram nesta quarta-feira, 11, da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Barra de São Francisco. O evento aconteceu na quadra do antigo Colégio Santa Teresinha, no início da noite e contou com a presença do comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Rômulo Dias, além de educadores, da secretária municipal de Educação, Delma Ker e do prefeito Alencar Marim.
A noite foi marcada pela animação dos formandos sob o comando do subtenente Wender, da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), de Mantena (MG), do sargento Sodré e do segundo tenente Eliseu, do 11º BPM, de Barra de São Francisco.
Além de várias homenagens, entrega de bicicletas e sorteios de brindes doados por empresários da cidade, foram desenvolvidas várias outras atividades.

Um ex-aluno do Proerd, o jovem Mateus, também esteve presente no local e fez questão de posar para fotos com o sargento Sodré,que foi seu instrutor no Proerd.
O instrutor subtenente Wender, de Mantena (MG), assim como seu colega tenente Eliseu, que passou para a reserva remunerada recentemente, têm se destacado nas duas cidades e são homenageados por várias escolas e também pelos colegas pelos anos dedicados ao Proerd nas duas cidades
O programa está sendo aplicado aos alunos do 5º ano do ensino fundamental de várias escolas municipais desde abril deste ano e marcou também a despedida do segundo tenente Eliseu, que passou a reserva remunerada recentemente. Ele era um dos principais ativistas do projeto e disse à nossa reportagem que pretende voltar, como voluntário.
O Proerd é uma parceria entre a Policia Militar e a Secretaria de Educação em que um policial militar fardado comparece nas escolas e trabalha durante 1o semanas com os estudantes temas como os efeitos do cigarro e da bebida alcoólica no organismo, conscientiza os estudantes a fazerem escolhas responsáveis, resistir à pressão dos colegas e não praticar bullying além de conscientizá-los a serem bons cidadãos. Nesse semestre aplicaram o programa os Instrutores tenente Eliseu e sargento Sodré. (Weber Andrade com 11º BPM e Ascom/PMBSF)