Quando as câmaras das emissoras de televisão abrirem a transmissão do Carnaval de Vitória em 2024, quem vai entrar em destaque no Sambão do Povo da capital é Barra de São Francisco. O município será tema do enredo da tradicional Escola de Samba Novo Império, sempre uma das favoritas para conquistar o desfile.
Uma reunião entre dirigentes da escola de samba e o deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) no início da noite desta quarta-feira (14) selou o entendimento para que a sentinela capixaba, hoje capital nacional do granito, maior produtora brasileira de rochas ornamentais, esteja na avenida mostrando sua história, sua gente, suas riquezas e seu projeto de futuro para milhões de pessoas – as TV Gazeta transmite o desfile, que também vai para o mundo através da internet pelo G1.
O Carnaval de Vitória já é considerado o terceiro maior do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo, e atrai pelo menos 40 mil pessoas para o desfile no Sambão do Povo. A adoção de Barra de São Francisco como enredo já havia sido acertada entre o deputado e o prefeito Enivaldo dos Anjos.
O carnavalesco Paulo Balbino, que participou da reunião junto com o presidente da escola, Vlamir Oliveira e o primeiro secretário Zilo Costa, ficou entusiasmado com aspectos peculiares que ouviu da cidade. No final da próxima semana, a equipe da Novo Império fará sua primeira visita à cidade para conhecer de perto o cenário que a escola vai retratar na avenida.
A Novo Império será a primeira escola a desfilar no Carnaval de Vitória, às 22 horas do dia 3 de fevereiro de 2024. Em agosto, o enredo já estará pronto e a escola começa a correr contra o tempo para montar o desfile. “Vai ser uma honra muito grande representar a cidade e esperamos desta vez ser campeões para projetar ainda mais Barra de São Francisco”, disse Balbino.
(Coordenação de Comunicação – Deputado Mazinho dos Anjos)