O site da Prefeitura de Barra de São Francisco informou hoje, 7, que o município registrou, ainda na noite de ontem, 6, o 7º caso de Covid-19 na cidade. O nome do paciente não foi divulgado por respeito à lei que impõe sigilo.
Além disso, 32 pessoas estão em quarentena, nas suas casas, por ordem da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
São 3 novos casos registrados na terça-feira e mais um ontem, que juntaram-se aos 3 já confirmados nos últimos dias. Um destes casos, uma mulher de 73 anos, morreu ontem, 5, no Hedamf.
De acordo com Marim, a Semus recebeu 500 testes rápidos para a Covid-19, vindos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e vai adquirir mais 1.000 testes com recursos próprios. “Na medida em que for aumentando o número de testes, com certeza, teremos aumento no número de casos”, salienta o prefeito.
Marim falou também sobre a questão da abertura do comércio e do uso de máscaras pela população e disse que precisa haver um equilíbrio entre a prevenção e a manutenção das atividades econômicas, mas não descartou o fechamento do comércio novamente, caso a situação fique mais grave. “Quanto às máscaras, a população precisa se conscientizar, não é apenas um decreto que vai obriga-las, mas a consciência de que devem se proteger e proteger as pessoas à sua volta.”
O vereador Paulo Roberto dos Reis, o Paulinho do Hospital, que é uma das pessoas que está em quarentena por ter convivido com pessoas infectadas, disse que teve o teste negativado para a Covid-19, e que quanto mais testes rápidos forem feitos, maior será o número de infectados. “Felizmente, meu teste deu negativo, mas acredito que, no hospital, boa parte dos funcionários tenha sido infectada pela doença, já que os dois primeiros casos foram de funcionários”, ressalta.
Confira a entrevista do prefeito e autoridades de saúde, na íntegra.
INFORMAÇÕES SOBRE A COVID-19 AQUI NO MUNICÍPIO.ACOMPANHE TAMBÉM NA CLUBE FM 103,9
Posted by Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco – ES on Wednesday, May 6, 2020
Até o momento, 4 casos estão parcialmente relacionados. O filho da funcionária do Hedamf que foi a primeira contaminada, testou positivo para a doença. O marido dela chegou a divulgar vídeo nas redes sociais ontem dizendo que o seu teste deu negativo, mas o filho está com a doença e está em quarentena, junto com ele.
Outros dois casos também estão relacionados: o ex-vereador e funcionário do Hedamf, Mazinho do Hospital, que pode ter contraído a doenças por contato com a primeira infectada, também publicou nas redes sociais, que esteve com o assessor parlamentar, Éder Antônio, na semana passada, antes de saber que tinha a doença, deixando a entender que esse contato pode ter contaminado o assessor do vereador Rafael Malaquias.
Referência – Ainda ontem a Semus instalou a Unidade de Referência para combate à Covid-19 e a Vigilância em Saúde (VS) do município informou estar atenta à situação em Barra de São Francisco, onde até poucos dias muitos não acreditavam na pandemia, e repentinamente ela começa a avançar. (Weber Andrade)
Deveria fechar as entrada entre Barra de São Francisco e Mantena e de Vitória para Barra de São Francisco fechado também de água doce para baixo São Francisco isolar tudo ninguém entra e ninguém sai para conter pois tá tendo taxista daí de Barra São Francisco vindo para cá e Vitória indo e vindo todos os dias