O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para as regiões norte e noroeste do Espírito Santo, com uma sede em Barra de São Francisco, deve acontecer em breve. A proposta foi apresentada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em reunião com integrantes do Consórcio Cim Norte, nesta quarta-feira, 20, em Nova Venécia.
Nésio Fernandes esteve em Nova Venécia para discutir a expansão do SAMU 192 para as regiões norte e noroeste do Estado. Na oportunidade, o secretário de Saúde apresentou a proposta de expansão do projeto Samu 192 para a região, contemplando os 14 municípios e atendendo a mais de 400 mil habitantes. A ideia inicial é montar três unidades do SAMU, tendo os municípios de Barra de São Francisco, Nova Venécia e São Mateus como sede.
A reunião também contou com as presenças de prefeitos, secretários municipais e lideranças de municípios que integram o CIM Norte. O encontro aconteceu no auditório da Rede Cuidar Norte, em Nova Venécia.
O proposto é de que o Governo do Estado custeie 60% enquanto os municípios beneficiados arquem com os outros 40%, cada um de forma proporcional ao número de habitantes. “Esses municípios estão situados em locais estrategicamente favoráveis para um melhor atendimento, com mais agilidade, para as cidades do entorno”, afirmou o secretário de Estado, Nésio Fernandes.
De acordo com o prefeito Alencar Marim, a proposta é muito boa e vai ajudar a salvar vidas em Barra de São Francisco e cidades vizinhas, uma vez que a região registra alto número de acidentes automobilísticos. “Vai desafogar o Corpo de Bombeiros e as ambulâncias que fazem o serviço de atendimento de urgência no município e dar mais segurança à população em casos de urgêncis e emergências”, ressalta o prefeito.
Para o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, é preciso criar melhores condições de atendimento e um transporte mais humanizado a pacientes de urgência e emergência. “É preciso expandir o Samu para o interior. Hoje nossos pacientes são transportados pelo Corpo de Bombeiros e ambulâncias dos municípios. O que queremos é melhorar o atendimento de urgência e emergência nessa região, com equipes preparadas para atender casos graves, oferecendo suporte adequado e levando o paciente com segurança ao serviço de saúde mais próximo,” disse o prefeito e presidente do CIM Norte.
O objetivo da implantação do serviço é realizar atendimento pré-hospitalar móvel em quadros urgentes de natureza clínica, traumática, psiquiátrica, pediátrica e gineco-obstétrico. Além disso, organizar o fluxo de pacientes nas urgências, desde a Atenção Básica à Alta Complexidade, diminuindo o tempo de permanência hospitalar. (Weber Andrade com jornal Correio 9)
MUNICÍPIOS QUE INTEGRAM O CIM NORTE
Água Doce do Norte
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Conceição da Barra
Ecoporanga
Jaguaré
Montanha
Mucurici
Nova Venécia
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
São Mateus
Vila Pavão