O 1º Posto Avançado da 2ª Cia do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Barra de São Francisco comemorou quatro anos de existência no dia 23 de junho deste ano e, desde então, vem batendo recordes de atendimentos à população da região. Mas, de acordo com o comandante da Unidade, sargento Fernando Paulo, este ano, nos últimos meses, o número de ocorrências tem diminuído em algumas áreas, devido à pandemia do coronavírus e fatores climáticos.

“A nossa média de atendimento nos últimos anos tem sido de 3 a 4 ocorrências por dia, a grande maioria delas relacionadas a emergências hospitalares, incêndios domésticos e florestais e acidentes domésticos, isto sem contar as inspeções, laudos e outras atividades pertinentes ao nosso trabalho”, relata o comandante.
Este ano, segundo ele, até o momento foram registradas cerca de 300 ocorrências, a maioria delas relacionadas a acidentes domésticos e automotivos. “Hoje, por exemplo, nossa equipe atendeu a um pedido de socorro na Vila Luciene, por conta de um vazamento de gás. Ao chegas lá os Bombeiros encontraram a mangueira do fogão incendiada na ponta, foi uma situação fácil, mas nem sempre é assim”, comenta.
O sargento Fernando Paulo observa ainda que a corporação vem tendo menos trabalho este ano com os incêndios florestais que, no ano passado, deram muita dor de cabeça aos Bombeiros e à Defesa Civil.
“Este ano, o número de acidentes automobilísticos, principalmente com motocicletas, foram os atendimentos que mais deram trabalho aos Bombeiros. Não pudemos fazer as ações educativas nas escolas e nem o tradicional café da manhã para as crianças, mas esperamos poder retomar essas atividades em breve”, concluiu. (Weber Andrade)
