Numa clara tentativa de tirar dividendos políticos de um problema de infraestrutura no distrito de Vargem Alegre, a assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Barra de São Francisco disse em matéria publicada hoje, 27, que o presidente do Legislativo Municipal estaria agindo de forma, no mínimo ilegal, ao devolver recursos para o Executivo, com determinação de que os valores sejam aplicados em obras designadas por ele.
Na verdade, a prática não é estranha ao Legislativo, mas desta vez, o presidente da Casa, Juvenal Calixto Filho usou a devolução obrigatória de recursos correspondentes ao Imposto de Renda retido na fonte (dos repasses feitos pelo Executivo) para fazer “média” com a comunidade de Vargem Alegre, como está claro na matéria publicada pela Câmara nesta manhã.
(Confira matéria no link https://ocontestado.com/prefeitura-vai-construir-poco-artesiano-para-captacao-de-agua-em-vargem-alegre/)
“O chefe de gabinete do vereador Juvenal, Higor Soares, comunicou ao Executivo que o Legislativo irá repassar valores correspondentes ao Imposto de Renda retido, como forma de auxiliar a Prefeitura a poder realizar tarefas urgentes e necessárias, como a que se mostrou dentro da comunidade de Vargem Alegre”, diz o texto.
Ontem, 26, o prefeito Alencar Marim recusou a oferta do Legislativo, salientando que esses recursos são de devolução obrigatória no final do ano e que os mesmos já estariam comprometidos com outras ações do Executivo. Marim combinou com a assessoria do presidente da Casa, que enviaria um projeto de lei nesta quarta-feira, 27, em regime de urgência, solicitando suplementação orçamentária para remanejar recursos e construir um poço artesiano, de forma a resolver o problema de abastecimento de água no distrito de Vargem Alegre, como foi publicado ontem pela nossa reportagem.
A matéria da Câmara, escrita pelo assessor de imprensa e cunhado do presidente da Casa, evidencia a distância política entre o presidente do Legislativo e o Executivo, que desde o início do seu mandato atual se colocou como candidato a prefeito do município e tem feito o possível para minar a administração municipal. (Weber Andrade)