Cerca de 50 pessoas estiveram reunidas na tarde desta quinta-feira, 6, no galpão da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Barra de São Francisco, no Patrimônio das Moças para finalizar a estratégia de ação do projeto piloto da coleta seletiva de lixo na cidade.
A ação será coordenada por uma comissão formada por membros de várias entidades envolvidas com o projeto, nomeadamente a Paróquia de São Francisco de Assis, a Cáritas, a Associação de Ministros Evangélicos (AME), Ascarmab, Associação de Moradores do Bairro Irmãos Fernandes, Prefeitura, através de várias secretárias municipais, Ifes Campus de Barra de São Francisco, CDL e veículos de comunicação.
A panfletagem vai divulgar os horários da coleta e a maneira da sociedade colaborar com os catadores, separando e colocando seu lixo na rua no horário certo.
No primeiro momento, a coleta acontecerá no bairro Irmãos Fernandes e também nas duas principais avenidas da cidade – Prefeito Manoel Vilá e Jones dos Santos Neves.
A concentração para a ação de panfletagem acontecerá a partir das 7h30, de sábado, 8, no pátio da Matriz de São Francisco de Assis, e percorrerá várias ruas, feira livre e outros pontos de grande movimento.
O padre Maikon Montovanelli, um dos líderes do movimento, pede que todas as pessoas interessadas em participar venham para a ação e, se possível tragam consigo um familiar ou um amigo.
Educação – Ficou acertado ainda, durante a reunião, que haverá uma nova reunião, mais compacta, na próxima terça-feira, 13, com a secretária municipal de Educação, Delma Kerr e diretores e diretoras de escolas municipais, para que tenha início uma campanha educativa junto aos alunos, que terão visitadas programadas ao galpão da Ascarmab, para conhecerem a realidade dos catadores e do trabalho de reciclagem do lixo. (Weber Andrade)