O governador do Estado, Renato Casagrande, participou na noite desta sexta-feira, 25, da solenidade de posse da nova diretoria da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Espírito Santo (OAB/ES). Foram empossados o presidente José Carlos Rizk Filho e a vice, Anabela Galvão para o triênio 2019/2021. O evento aconteceu em um cerimonial em Vitória.
Um dia antes, Risk Filho esteve em Barra de São Francisco, prestigiando a posse do presidente reeleito da 5ª Subseção, Raony Scheffer. (veja texto mais abaixo)
Também foram empossados na diretoria da OAB/ES, Marcus Felipe Botelho Pereira como secretário geral; Rodrigo Carlos de Souza, secretário geral Adjunto; Ricardo Ferreira Pinto Holzmeier, diretor Tesoureiro e Eduardo Santos Sarlo, diretor de Direitos e Prerrogativas.
Em seu discurso, Casagrande lembrou a importância do protagonismo da Ordem e espera uma parceria de sucesso ao lado do Governo do Estado.
“Primeiro gostaria de parabenizar ao Rizk e toda a diretoria que tiveram coragem para fazer uma renovação. Tomaram a atitude de apresentar propostas. A Ordem sempre cumpriu um papel de protagonista na redemocratização, na preservação desse ambiente democrático. Hoje existe um ambiente intolerante presente na sociedade, que exige da OAB um nível de responsabilidade muito grande. No Espírito Santo, exige um protagonismo e intensidade cada vez maiores. A defesa das garantias individuais e coletiva precisam estar na pauta de trabalho de todos os advogados.
Essa posse é solene, mas o presidente já esteve no Palácio Anchieta e está colaborando com o Governo. A Ordem tem tarefas importantes no Estado, como no sistema prisional, na definição de políticas na área de segurança pública. Temos que buscar alternativas e a OAB tem um papel muito importante. Estamos felizes com a posse dessa diretoria e o Governo estará de mãos dadas, lado a lado, para produzir justiça no Estado do Espírito Santo”, ressaltou o governador.
Outras autoridades políticas, entre elas, a vice-governadora Jacqueline Moraes, e do Judiciário também prestigiaram o evento. José Carlos Rizk Filho e Anabela Galvão alcançaram 6.502 votos, o que representou 52,99% dos votos. A eleição aconteceu no fim do ano passado.
José Carlos Rizk Filho – Além de atuação na área advocatícia possui interação na área acadêmica, tendo sido Professor da Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (Ufes). Atualmente é professor titular e coordenador do curso de Direito da faculdade Pio XII. É sócio de uma empresa especializada e também exerce o cargo de Procurador Municipal do Município de Fundão.
Foi um dos fundadores do Centro Acadêmico de Direito Milton Murad, órgão de representação estudantil da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), e da Federação Regional dos Estudantes de Direito do Espírito Santo (Fered-ES). É idealizador e fundador da Associação dos Jovens Advogados do Espírito Santo (AJA-ES), atuando na defesa das prerrogativas dos advogados no Estado. Foi laureado com o Troféu do Movimento Estudantil concedido pelo DCE da FDV e a Comenda Domingos Martins, no grau de Comendador, concedido pela Assembleia Legislativa.
Anabela Galvão – Procuradora concursada do Município da Serra desde março de 1992. Foi diretora do Departamento Jurídico do Sindicato do Pessoal do Grupo TAF (1989 a março de 1992); diretora do Departamento Jurídico do Sindicato dos Estabelecimentos dos Serviços de Saúde do Estado (julho de 1990 até dezembro de 1995); vice-presidente da Associação Espírito Santense dos Advogados Trabalhistas (1997 a 1999) e presidiu a entidade no biênio 1999/2001.
Membro do Instituto dos Advogados do Estado do Espírito Santo (IAEES) desde maio de 1997. Secretária Geral Adjunta da OAB/ES no triênio de 2001/2003. Secretária Geral da Associação dos Procuradores do Município da Serra no biênio 2002/2004. Vice-Presidente da OAB/ES eleita para o triênio 2004/2007. Conselheira da OAB/ES para o triênio 2007/2009. Secretária Geral da Associação Espírito Santense dos Advogados Trabalhistas biênio 2009/2011. (Secom/ES)

Risk Filho participa de solenidade de
posse de Raony Scheffer na 5ª Subseção
O atual mandatário da 5ª Subseção da OAB, Raony Fonseca Scheffer Pereira, venceu com relativa facilidade o seu oponente, Maicon Cortes, na eleição ocorrida em novembro do ano passado, mas o próprio Scheffer, fez questão de minimizar a expressiva vantagem obtida e dizer que a campanha eleitoral acabou no mesmo dia. “A advocacia é muito maior do que eventuais divergências existentes por parte de alguns colegas. O que nos une é muito maior do que o que nos separa. Vamos sempre buscar o fortalecimento e a união de todos”, garantiu Raony.
Esta semana, ao tomar posse novamente no cargo, ele foi prestigiado pelo presidente estadual José Carlos Risk Filho. Ele parabenizou Raony Scheffer pela vitória, prometeu apoio total ao seu trabalho e enfatizou que deixou de participar da posse do presidente da Subseção de Vila Velha/ES, onde obteve mais de dois mil votos, para prestigiar a posse de Raony Scheffer, a quem admira.
Raony e Risk Flho foram adversários na eleição de outubro, quando Raony apoiou outra chapa para a presidência da OAB Estadual.
Scheffer obteve 155 votos contra 88 de Maicon Cortes. No total, 261 advogados estavam aptos a votar, mas 245 compareceram à votação.
Com o resultado das eleições, a composição da chapa eleita para o próximo triênio, é integrada por Raony Scheffer (presidente), Jonnes Teles (vice-presidente), Jonderson Garcia (secretário-geral), Eduardo Capettini (secretário-adjunto) e Leandra Paiva (tesoureira).
Raony, em nome dos membros da diretoria, manifestou seu agradecimento aos advogados da 5ª Subseção pela votação expressiva recebida e prometeu cumprir todos os compromissos assumidos durante a campanha, principalmente manter a independência da Advocacia, buscar o constante fortalecimento da classe e a valorização profissional. (Weber Andrade)