A ansiedade tem tomado conta dos moradores da rua Martins Firme e outras quatro da região oeste do bairro Colina, onde as obras de drenagem e pavimentação tiveram início, em agosto deste ano. Com o início do período chuvoso, a empreiteira R. A. Serviços e Construções, teve que interromper os trabalhos quando já se preparava para colocar o calçamento na rua Martins Firme.
Ontem, 15, nossa reportagem esteve no local, junto com o gerente de Convênios e Projetos da Prefeitura, Renato Pinto Rosa, que também é secretário municipal de Defesa Social. Renato disse que a empreiteira retomou os trabalhos já no fim de semana, para aproveitar o tempo firme, mas, hoje, 16, apesar de não haver previsão de chuva, ela começou a cair cedo na cidade e a obra teve que ser novamente interrompida.
Veja no vídeo abaixo momento em que máquina quase desparece ao tentar fechar cratera formada pelas chuvas:
Máquina quase afunda em cratera na rua Martins Firme neste domingo
Posted by OContestado.com on Monday, December 16, 2019
“A chuva é muito importante para o nosso município, mas, infelizmente ela também gera transtornos na área urbana. O calçamento da rua Martins Firme deveria começar nesta segudna-feira“, salientou Renato.
No entanto, ele observa que as máquinas estão tendo que refazer o trabalho de nivelamento e retirada das regueiras provocadas pelas chuvas, o que estava sendo feito neste final de semana.
Outras três ruas na região oeste do bairro Colina receberão drenagem, contenção de encostas e pavimentação, mas as obras só devem voltar ao normal no princípio do ano que vem, dependendo, claro, do tempo estar seco.
O convênio assinado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e o Governo Federal vai resultar na realização de obras de drenagem e pavimentação das ruas Martins Firme, Ricardo Fanti, Ernesto Geisel e São Luiz. A ordem de serviço foi assinada na segunda-feira, 1º de julho, pelo governador Renato Casagrande, durante solenidade em seu gabinete no Palácio Anchieta, em Vitória. Ao todo, serão investidos R$ 716.694,87 nas obras. Os recursos são provenientes de uma emenda do deputado federal Sérgio Vidigal.
A princípio, a referida emenda era destinada a obras de pavimentação no bairro Vila Santa Izabel, a pedido dos mandatários do PDT em Barra de São Francisco. Porém, como o local não possui saneamento básico, o bairro ficou impedido de receber as obras e a emenda, poderia até ser perdida, caso o prefeito atual não tivesse decidido levar os recursos para a região do bairro Colina.
O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, falou sobre as melhorias após a conclusão das obras: “O bairro Colina tem uma topografia irregular e as ruas pavimentadas, com sistemas de drenagens adequados e calçadas, irão melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores”, destacou.
De acordo com Vicente, as ruas Martins Firme, Ricardo Fanti, Ernesto Geisel e São Luiz contarão com pavimentação em blocos, totalizando 3.917,75 m² em vias pavimentadas. As obras terão também 1.864,10 metros de meio-fio, 878 metros de drenagem, 27 bueiros, dois metros de trincheira drenante, nove caixas-ralo e 138,71 metros de sinalização vertical e horizontal. (Weber Andrade)