O sargento BM Fernando Paulo, comandante do 1º Posto Avançado dos Bombeiros Militares (PABM), com sede em Barra de São Francisco, disse agora pela manhã ao site Voz da Barra que a troca no comando da corporação, ocorrida no final da tarde desta quarta-feira, 2, em Vitória não muda em nada a situação dos Bombeiros na região, por enquanto. “Ele (coronel Alexandre Cerqueira) tem o mesmo perfil do outro (coronel Carlos D’Isep) e deverá dar continuidade ao trabalho iniciado”, avalia.
O 1º PABM pertence à 2ª Companhia de Bombeiros Militares (CABM), com sede em Nova Venécia. O site Voz da Barra falou também com o comandante da unidade, coronel Malacarne, que elogiou o comandante anterior pela postura e pelo trabalho vitorioso. “Ele ficou por quatro anos no comando, enfrentou um cenário de crise, inclusive dentro da corporação e se saiu muito bem”, analisa.
Quanto ao novo comandante, Malacarne disse que também é um Bombeiro Militar muito capacitado e terá a sorte de comandar em um cenário diferente, com menos pressão.
No entanto, o bombeiro militar observa que o principal problema da corporação hoje é a falta de efetivo. “Nós temos hoje um déficit de pelo menos 700 profissionais apenas para recompor o efetivo necessário ao funcionamento pleno das unidades. São os profissionais que deveriam estar na ponta, como cabos e soldados”, informa.
Diante desse quadro, o coronel Malacarne avalia que a expectativa na região, de que o PABM seja transformado em companhia, na atual gestão de Renato Casagrande e o posto avançado seja deslocado para Ecoporanga, uma reivindicação antiga do prefeito Elias Dal’Col, seja impossível de concretizar a curto prazo.
O prefeito Alencar Marim, inclusive, esteve visitando a corporação recentemente e se comprometeu em ajudar na elaboração do projeto de ampliação da unidade em Barra de São Francisco.

Troca de Comando – O coronel Alexandre dos Santos Cerqueira é o novo comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo. A passagem de comando ocorreu na noite desta quarta-feira, 2, no quartel do Comando-Geral, localizado na Enseada do Suá, em Vitória. O governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, prestigiaram a solenidade.
Após a cerimônia da troca de espadas com o comandante anterior, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, que simboliza o início de um novo ciclo na corporação, o coronel Cerqueira discursou: “Vamos ter transparência, ouvir os diversos setores e procurar atender aos anseios da sociedade. Todos são importantes para o sucesso da nossa Instituição. Desejamos atuar dentro do Programa Estado Presente de forma efetiva. Queremos conhecer as ideias e sugestões de todos. Não queremos realizar o melhor comando, mas sim complementar o anterior. Queremos prestar um serviço de excelência”, afirmou.
O governador Renato Casagrande ressaltou a importância do Corpo de Bombeiros no atendimento à população: “O Corpo de Bombeiros está integrado a um plano de governo que irá atender a quem mais necessita da administração pública. O bombeiro militar protege a sociedade e estará inserida no Estado Presente. Em nosso primeiro governo estruturamos a instituição para que hoje tivesse condições de enfrentar crises como excesso de chuva, de seca e de incêndios, entre outros. O coronel D’Isep deixa um trabalho exemplar e queria dar as boas vindas ao Coronel Cerqueira que está muito motivado”, ressaltou.
O secretário Roberto Sá garantiu todo o apoio necessário para que o novo comandante possa fazer o melhor trabalho em prol da população: “Quero parabenizar o coronel pelo currículo invejável. Em um curso que realizei de salvamento em montanhas no Rio de Janeiro pude perceber como o Corpo de Bombeiros é dedicado às missões mais difíceis. Os senhores são um dos nossos grandes patrimônios e destaco nossa busca incessante de melhores dias e valorização do servidor”, afirmou.
E ainda completou: “Temos a percepção que a sociedade espera muito de nós e contem com toda a estrutura de governo para conseguirmos dias melhores. Nossa sociedade ficará muito feliz com os senhores”, destacou Roberto Sá.
Perfil – O coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, 47 anos é, casado. Graduado em Administração e Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especialista em Administração Pública na Universidade Gama Filho (UGF), mestre em Administração e doutorando em Administração, ambos pela UFES.
Concluiu o Curso de Formação de Oficiais em primeiro lugar, no ano de 1993.Fez cursos de Mergulho, Salvamento em Alturas, Busca em Estruturas Colapsadas, além dos cursos de Busca e Resgate, realizado no Japão, e Salvamento com Embarcações, realizado em Portugal.
No CBMES, comandou a Companhia de Busca e Salvamento no 3° Batalhão de Bombeiros Militar, em Cachoeiro de Itapemirim. Em Vitória, chefiou o Centro de Atividades Técnicas, onde coordenou a construção do novo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e a implantação do Sistema Integrado de Atividades Técnicas. Atuou, também, como Diretor de Pessoal, Orçamento e Finanças e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, que foi seu último cargo antes de ser nomeado Comandante Geral. (Weber Andrade com Secom/ES)