A segunda reunião do bloco de partidos que pretende construir uma candidatura a prefeito de Barra de São Francisco, ocorrida na noite da última quarta-feira, 16, contou com a participação dos 6 pré-candidatos a prefeito que compõem o bloco de 11 partidos. Na primeira reunião, estiveram os presidentes de partidos, o objetivo da reunião era discutir a forma de escolha do candidato do grupo. Agora, foram apenas os pré-candidatos a se reunirem.
Sem espaço na cobertura da mídia local, políticos, vêm “plantando” notícias em um site de São Mateus, com pouquíssima penetração em Barra de São Francisco, para tentar minar candidaturas. “Geralmente, os textos (do site) são produzidos com um viés que busca minar o atual prefeito Alencar Marim e evidenciar a pré-candidatura do deputado estadual Enivaldo dos Anjos”, observou um dos políticos ligados ao grupo que se reuniu ontem.
A primeira matéria nesse sentido, publicada na semana passada, dava conta de que um grupo de 4 partidos havia se reunido em torno da candidatura de Enivaldo dos Anjos. Na sequência, antes da reunião de quarta-feira, outra matéria dizia que o grupo liderado por Enivaldo estava se sentindo alijado do grupo de 11 partidos. Houve, inclusive, reclamação por parte do presidente do PSD, Elcimar Alves de Souza, sobre a exclusão do seu partido e grupo.
Ontem, 17, o site do litoral capixaba publicou outra matéria onde informa ter havido um “racha” entre os 6 pré-candidatos, com vários partidos afirmando que não estarão em um possível palanque do prefeito Alencar Marim.
O site cita falas do pré-candidato do PT, Mario Agapito, que diz que o partido jamais aceitará compor novamente com Enivaldo dos Anjos e também a do pré-candidato do PSB, Valmiro Saar, que sinaliza com a composição de uma chapa tendo como cabeça o policial militar sargento Firmino e o próprio Valmiro como vice.
O atual presidente da Câmara de Vereadores, Juvenal Calixto Filho, por sua vez, confirmou o que vem dizendo desde que assumiu a presidência do Legislativo Municipal, onde vem fazendo campanha desde então: é candidato a prefeito.
Vale lembrar que o ex-prefeito Luciano Pereira, também poderá entrar na disputa, uma vez que o seu grupo alega que os processos judiciais não o impedem de pleitear o cargo de prefeito, mais uma vez. Luciano tem várias condenações judiciais, inclusive com penas de detenção e perda dos direitos políticos, mas o grupo alega que elas não o impedem de ser candidato.

O prefeito Alencar Marim, ouvido pela nossa reportagem, disse que esteve na reunião com os demais pré-candidatos a prefeito apenas para “escutar”. Segundo ele, a composição de uma candidatura a prefeito passará ainda por muitos debates e composições. “Temos a convicção de que a eleição passará por várias composições políticas e que nada está definido. Vamos continuar conversando com os grupos políticos que nos convidarem para o debate sobre a eleição”, afirmou. (Weber Andrade)