Os flamenguistas esperavam uma vitória tranquila e, antes do jogo, já zoavam os amigos vascaínos. Já os torcedores do Vasco, mesmo alguns mais apaixonados, vestiam a sandália da humildade e diziam esperar uma vitória do Flamengo. Mas, como diz o ditado: clássico é clássico. E Flamengo x Vasco, com raras exceções é um jogo muito disputado. Verdade que, no primeiro turno, o Flamengo não tomou conhecimento do rival, venceu fácil, por 4 x 1.
Mas ontem… Ontem teve de tudo no Maracanã. Oito gols, quatro para cada lado, duas viradas, 11 cartões, pênalti, confusão, provocações, todos os ingredientes que fazem do chamado Clássico dos Milhões estiveram presentes e o Flamengo só não levou a melhor porque Gabigol não estava em bom dia, ou melhor, noite. Perdeu pelo menos um gol feito.
A partida pra lá de emocionante terminou em empate: 4 x 4, com dois gols de Bruno Henrique, um de Everton Ribeiro e um contra de Danilo Barcelos, para o Flamengo. Pikachu, Marcos Júnior, Marrony e Ribamar, marcaram pelo Cruz-Maltino.
Na tabela, alguns analisam que o resultado ruim para os dois lados. Mas, não tem aquela história do copo meio vazio e meio cheio. O Rubro-Negro não tem mais chances de ser campeão essa semana, mas continua invicto no segundo turno do Brasileirão e tem 11 pontos de frente sobre o vice líder, Palmeiras. Já o Vasco fica cada vez mais distante do sonho de classificação para a Libertadores, mas também continua distante do Z4, objetivo declarado de Vanderley Luxemburgo quando assumiu o time.
Com o resultado, o Flamengo chega aos 78 pontos na liderança do Campeonato Brasileiro, abre 11 do Palmeiras, mas com um jogo a mais. Matematicamente, só poderá ser campeão após a final da Libertadores, independentemente do resultado de Bahia x Palmeiras. Já o Vasco alcançou os 43, ganhou uma posição e subiu para 10º. Na próxima rodada, o Rubro-Negro visita o Grêmio, domingo, em Porto Alegre. O Cruz-Maltino recebe o Goiás, na segunda-feira, no Rio de Janeiro.
O jogo – Mesmo com o gol no início, o Vasco não se abalou e conseguiu uma virada também relâmpago. Aos 33, Rossi recebeu pela esquerda e cruzou na cabeça de Raul, que ajeitou para Marrony bater de primeira e empatar. Três minutos depois, Pikachu fez ótima jogada e foi derrubado na área: pênalti. O próprio bateu, desempatou e colocou o Vasco definitivamente no jogo. Mas os gols do clássico não pararam por ai. Aos 49, Rafinha recebeu passe em jogada ensaiada e cruzou, Danilo Barcelos foi cortar e fez contra.
Assim como na etapa inicial, o segundo teve foi muito bom e com outra virada, mas para o lado Rubro-negro. Antes, o Vasco chegou a ficar na frente com Marcos Júnior, que aproveitou um cruzamento de Rossi aos seis minutos e, sozinho, marcou. Sempre muito intenso, o Flamengo foi atrás e contou com a estrela de Bruno Henrique para desempatar. No primeiro gol, ele fez tabela com Arrascaeta e marcou. No seguinte, recebeu pelo alto na área e bateu de primeira para fazer um golaço.

Quando todos imaginavam que a partida estava decidida, Ribamar igualou tudo aos 47. Após chutão na área, Henríquez cabeceou para o meio, Ribamar ganhou de Rodrigo Caio pelo alto e aproveitou saída errada de Diego Alves. Fim de jogo no Maracanã: 4 x 4.
Na Central do Apito, Sandro Meira Ricci, comentarista de arbitragem do Grupo Globo, disse que o lateral Rafinha, do Flamengo, foi derrubado por Danilo Barcelos no lance que gerou o contra-ataque para o gol de Marrony.
Infelizmente, o clássico terminou em confusão. Jogadores dos dois times se desentenderam, trocaram empurrões e xingamentos. O clima tenso se estendeu para o acesso ao túnel dos vestiários. No final das contas, tudo foi controlado. (Weber Andrade com Globo Esporte)